Publicidade
Camaçarí / BA - 19 de Setembro de 2024
Publicado em 09/10/2023 10h27

Arquivo Histórico de Camaçari é inaugurado na próxima terça (10)

.
Por: Visão Diária Ascom

O investimento na cultura do município tem sido compromisso da gestão que, na próxima terça-feira (10/10), entregará aos munícipes mais um novo equipamento totalmente requalificado. É que será inaugurado o Arquivo Histórico de Camaçari, localizado na Avenida Eixo Urbano Central, s/n.º, Centro. A cerimônia acontece às 8h, com a presença do prefeito Elinaldo Araújo e demais autoridades.

 

O equipamento é o órgão de custódia dos documentos da Administração Pública Municipal, desempenhando um papel fundamental na organização e preservação dos registros relacionados à história e à memória do município com o objetivo de promover o acesso e o uso da informação à população através da pesquisa. Ainda neste intuito, o local irá colaborar com instituições educacionais, culturais e outras entidades, abrigando exposições, palestras e atividades para aumentar a conscientização sobre o patrimônio da cidade. O Arquivo Histórico de Camaçari funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

A escolha da edificação, para abrigar valiosos documentos e informações, foi feita devido à importância histórica do prédio e do seu entorno para a cidade e os cidadãos, ressaltando o intuito da preservação e difusão da história, memória e cultura camaçariense. O Arquivo Histórico de Camaçari passa, então, a integrar o Centro Antigo da cidade, que também conta com o Museu de Camassary e, em breve, será ainda composto pelo Cineteatro. As ações de revitalização estão inseridas no subprograma Camaçari nos Trilhos da Memória, da Secult, através da Coordenação do Patrimônio.

 

O imóvel, de 286 metros quadrados (m²), passou por intervenções de fundação, estruturas, pintura, paisagismo, cobertura e serviços elétricos e hidráulicos, dentre outros, executados pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). O espaço conta com nove salas, quatro banheiros, recepção e copa, além de rampas de acessibilidade. Os investimentos são provenientes do convênio entre o Ministério do Turismo e a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

Publicidade

Comente essa notícia