Publicidade
Camaçarí / BA - 07 de Setembro de 2024
Publicado em 12/10/2023 15h44

Festa do Dia das Crianças em Camaçari conta com variedade de serviços

.
Por: Visão Diária Ascom

A tradicional festa que celebrou o Dia das Crianças, nesta quinta-feira (12/10), na Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, teve alegria garantida para os meninos e meninas que compareceram. E para deixar o evento ainda mais completo, uma variedade de serviços foram ofertados pelas diversas secretarias e órgãos envolvidos.

 

Entre os destaques, um espaço inclusivo para crianças com deficiência, disponibilizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), através do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II), sendo projetado com todo cuidado e atenção. Por lá, os pequenos contaram com brinquedos infláveis e jogos.

 

A moradora do bairro Ponto Certo, Monique Santana, mãe dos gêmeos Miguel e Rafael Brasileño, 7 anos, ambos com autismo, disse ter aprovado o espaço. "Já tinha vindo pra essa festa no ano passado. E, esse ano, resolvi trazê-los novamente por ter esse local que é ótimo. Um ambiente mais tranquilo e calmo, preparado para atendê-los da melhor forma. Os organizadores estão de parabéns", disse.

 

A Sesau também atuou na festa dispondo de uma estrutura para atendimento de urgência e emergência. O posto de pronto atendimento contou com três leitos, duas poltronas de observação e sala vermelha. O secretário da Saúde, Elias Natan, destacou que o local tem à disposição uma equipe para ofertar o melhor serviço à população. "Atuam duas médicas, duas enfermeiras, três técnicas de enfermagem, recepcionista e higienizadora. Ainda temos três ambulâncias em locais específicos da festa. Tudo para garantir a saúde e segurança não só das crianças, mas de todos que participarem da festa. Nossa orientação é sempre manter a hidratação, especialmente da garotada, para evitar a desidratação delas", afirmou.

 

A festa contou também com iniciativas da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), entre as quais, um estande com pinturas de rosto e desenhos, além de montagem de brinquedos, com materiais recicláveis e óculos de realidade virtual, que fez a alegria da garotada. Quem esteve por lá e elogiou o que foi preparado para os menores foi Marcela Brandão, moradora de Salvador, do bairro Pituaçu, que fez questão de trazer o filho, Lucca Brandão, 7 anos, para curtir a festa em Camaçari. "É a melhor opção na Região Metropolitana. Gostei da estrutura, especialmente desse espaço. Meu filho tá curtindo os óculos de realidade virtual, que é uma oportunidade para apresentar as novas tecnologias para as crianças. Uma coisa diferente e bem legal", avaliou.

 

A Sesp ainda atuou no evento através da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (Compdec); com serviço de fiscalização, que contou com 50 servidores, que atuaram no ordenamento de ambulantes, no que diz respeito ao controle e inspeção da manipulação de materiais perfurocortantes no circuito da festa; disponibilizando toda a parte elétrica e de iluminação para o evento; além do serviço de limpeza, realizado através de 20 varredores e um compactador para recolhimento dos resíduos.

 

As crianças de colo também tiveram um local especial, com um berçário climatizado e equipado com caminhas, trocador de fraldas e poltronas para as mães que estão em período de amamentação, além de ofertar massagem relaxante para os bebês. O espaço foi elogiado por Magda Cabral, que levou para o evento a filha Eloá Agatha Cabral, 4 anos, e o sobrinho João Miguel Tupinambá, 2 meses. "É a primeira vez que venho para esta festa e achei muito bom. Minha filha está gostando bastante e ter este espaço para as crianças de colo, é bastante importante, pois é uma oportunidade de contemplar a todos, dos mais pequenininhos, aos maiores", disse ela, que mora no Centro da cidade.

 Estandes

 

Nos espaços das secretarias da Mulher (Semu), da Cultura (Secult) e da Educação (Seduc), a criançada aproveitou momentos de muita diversão e descontração, com brincadeiras, desenho e pintura, contação de histórias e outras atividades. O Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) expôs cartazes e painéis informativos sobre violação dos direitos da criança e do adolescente.

 

A equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) distribuiu panfletos e folhetos informativos, alertando para o crime que explora a mão de obra infantil, envolvendo crianças e adolescentes menores de 16 anos. A pasta também atuou com atividades através do Projeto Criança Feliz/Primeira Infância.

 

No Parque da Trupe, estande da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), os meninos e meninas se divertiram na piscina de bolinhas, jogaram basquete e participaram de jogos sustentáveis, e ainda se deliciaram com as guloseimas. Os servidores da Limpec circularam pelo circuito da festa com o Trem da Trupe, um carro alegórico feito com materiais reciclados, levando a mensagem sobre os benefícios do reaproveitamento de materiais.

 

O circuito da festa contou ainda com estandes do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Juizado da Infância e Juventude e do Conselho Tutelar, que atuaram para garantir a segurança, o conforto e o bem-estar de todos. Já a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari assegurou o ordenamento do tráfego nas ruas do entorno da festa.

 

Teve também estandes do O Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari, Dias D'ávila, Lauro de Freitas e Simões Filho/ Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Sicomércio/Senac), com diversão para a garotada, e do Studio Barber Hiago Gonçalves, que ofereceu serviço de corte de cabelo.

 

Foto: Josué Silva

Publicidade

Comente essa notícia