A Prefeitura de Camaçari, por meio da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), participa do 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos (CIRS), em Búzios, no Rio de Janeiro. O evento, que ocorre até sexta-feira (27/10), é organizado pela Masterplan - Consultiva e Engenharia Ambiental e promoverá palestras acerca da gestão dos resíduos sólidos e dos desafios no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
O congresso, que teve início dia 24 de outubro (terça-feira), reúne cases, pesquisas, tendências e tecnologias, nacionais e internacionais. Para os próximos dias, estão planejadas palestras e apresentações de representantes do Rio de Janeiro e autoridades em manejo dos resíduos sólidos por parte do poder público, saneamento básico e sustentabilidade.
Para o gestor, as pautas discutidas e as propostas apresentadas, relacionadas à sustentabilidade e à gestão de resíduos sólidos tornam-se referências para o desenvolvimento de projetos neste segmento em Camaçari. "Pautas muito enriquecedoras como a valorização dos recicladores e a circularidade da economia na reciclagem estão sendo postas aqui. Os exemplos do Rio de Janeiro, na construção de uma cidade mais reciclável e o processo de implantação da Agenda Rio 2030, no aspecto dos resíduos sólidos, são conhecimentos de uma região com um gigantesco potencial turístico para uma cidade com grande vocação como a nossa.", pontuou o gestor da empresa.
Da equipe técnica e de gestores da Limpec, ainda participam do congresso a diretora Administrativo-Financeiro (DIRAF), Gessica de Cerqueira Alves, o ambientalista e gerente de operações, Ademilton Rios, as engenheiros ambientais, Jailda Bacelar e Magno Neves, o supervisor da Unidade de Serviços Gerais (Uniseg), Luan Cardoso, o assessor de Comunicação, Gabriel Soares, e a secretária Executiva, Liz Mariane.