Itabuna, município do sul da Bahia, está com 114 casos ativos de Covid-19 e dois aguardando validação. O número coloca a cidade no primeiro lugar em índices do coronavírus no estado. As informações são do Boletim Diário de Covid-19 da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) desta sexta-feira (3).
No ranking de casos de Covid, a cidade é seguida pela capital Salvador, com 66 casos ativos, e Feira de Santana, com 50. De quinta-feira (2) para sexta, o município com maior crescimento de casos ativos foi Vitória da Conquista, que passou de 37 para 48.
De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, a Bahia tem passado por um aumento do número de casos do vírus nas últimas três semanas, e esse índice é acentuado no norte, no extremo-sul e no sul do estado. “É por isso que, no dia 30 de outubro, foi emitido um alerta epidemiológico para chamar atenção não só dos trabalhadores da saúde, mas da população, das medidas que precisam ser adotadas para a gente conter o avanço da Covid-19”, afirma.
Márcia afirma que é imprescindível que pessoas que apresentam sintomas gripais, como febre, coriza e tosse, busquem uma unidade de saúde e realizem o exame de PCR. Além disso, conta o uso da máscara como essencial.
A diretora reforçou, ainda, a necessidade da vacinação como forma de bloquear as mutações do vírus. “Hoje, a cobertura no estado da bivalente está apenas em 13%. Quando olhamos para cada macrorregião, a macrorregião norte apresenta 14% de cobertura vacinal, apenas. No extremo-sul, 7%. E a região sul tem apenas 9% de cobertura”, disse.
Em nota divulgada hoje no site da cidade, a prefeitura de Itabuna afirmou que “os dados do Boletim do Covid-19 demonstram que Itabuna tem apenas três casos ativos”. Procurado para responder em qual boletim a afirmação se baseia, o município relatou que a base dos dados está no acompanhamento diário nos sistemas do Ministério da Saúde.
"Há diariamente a alimentação de dados pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Tal processo é feito desde 2020, e o sistema é o E-SUS. Os dados de acompanhamento diário são colocados num card sempre às quartas-feiras, pelos baixos índices de casos. Até julho passado eram publicados diariamente, com base no E-SUS", diz a prefeitura de Itabuna.
Aumento de casos em todo o estado
Conforme o Boletim Epidemiológico semanal mais recente, publicado no dia 30 de outubro, a Bahia registrou um aumento expressivo no número de contaminados nas últimas três semanas – casos novos confirmados e ativos. Em média, 25 casos foram registrados por dia, entre as semanas de 30/07 a 02/09. No período de 24/09 a 28/10, essa média aumentou: 45 casos por dia.
Na última semana, o estado registrou 645 casos de Covid, o que representa um crescimento de 131,2% dos casos quando comparado à semana anterior, quando 279 casos foram registrados.
"Por conta do aumento da vacinação, os casos têm sido brandos. As pessoas têm relaxado, saem mesmo com sintomas gripais e não realizam testes. Esse crescimento é preocupante porque pessoas com imunodeficiências, idosos e crianças podem ser contaminadas e estão mais suscetíveis a complicações mais graves", afirma a médica infectologista Áurea Paste, coordenadora da residência de Infectologia do Instituto Couto Maia (Icom).