O encerramento da temporada 2023 de visitação ao Museu UNICA – Universo da Criança e do Adolescente, nesta sexta-feira (10/11), foi marcada com a visita de alunos da Escola Municipal Professora Laurita Souza Ribeiro, que puderam, de forma descomplicada, aprender sobre assuntos de ciência e tecnologia. Este ano, o espaço, que fica instalado no complexo Cidade do Saber, recebeu 2.413 pessoas, o que significa um aumento de 31% em relação a 2022.
Ao todo, foram 62 instituições que passaram pelo local, entre unidades educacionais de nível fundamental, médio, técnico e superior, além de ONGs. Deste número, 38 foram de instituições públicas e 24 do ensino privado. O dado foi comemorado pela coordenadora do Museu UNICA, Ana Nery dos Santos.
"É importante que, cada vez mais, recebamos unidades das redes públicas, sendo um espaço de incentivo ao aprendizado. Fico feliz também pelo aumento de visitas, que poderia ser ainda maior se estendêssemos a temporada, mas o encerramento foi antecipado por conta dos serviços de requalificação da Cidade do Saber", afirmou.
O UNICA ocupa uma área de 300 metros quadrados (m²), contando com cerca de 40 experimentos de eletricidade, magnetismo, óptica, ondas, mecânica e energia, além do memorial do Polo Industrial de Camaçari. As visitas são guiadas por mediadores, com a proposta pedagógica de ofertar ferramentas interativas no contexto da ciência e tecnologia.
A visitação desta sexta-feira contou com a participação de 50 alunos do 6º ano da Escola Laurita. Entre os estudantes, estava Josiane Queiroz, 12 anos, que disse ter adorado a experiência. "Foi a primeira vez que estive aqui e achei bem legal. Gostei de várias coisas, mas o melhor foi poder conhecer sobre a história do polo industrial no memorial", disse.
Acompanhando os alunos, o professor de ciência Luciano Rodovalho falou sobre a escolha do museu para a visitação. "É um local que oportuniza que eles vejam na prática o conhecimento aprendido de forma teórica em sala de aula. Um espaço rico de conhecimento", afirmou.
O Museu UNICA é gerido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult). É possível saber mais sobre o equipamento na página do museu no portal da Secult, acessível neste link.
Foto: Jean Victor