De acordo com o relatório elaborado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), referente aos mais diversos serviços oferecidos aos microempreendedores individuais (MEI) do município, durante todo mês de novembro, o resultado final dos trabalhos atingiu a marca de 978 atendimentos à população residente nas regiões da sede e costa.
Com o objetivo de garantir que os empreendedores de Camaçari possam iniciar, gerenciar, ou mesmo expandir os negócios com sucesso e confiança, a pasta oferece todo apoio necessário para contemplar tanto àqueles que desejam se formalizar como MEI, oferecendo oportunidade para abrir empresa, quanto aos que já estão estabelecidos e buscam atendimentos de suporte para serviços, como consulta de senha, pedidos de declaração de microempreendedor individual, alteração de dados cadastrais, parcelamento de débitos, entre outros.
De acordo com o relatório publicado, do total de atendimentos realizados 607 se referem à emissão de boletos, o que corresponde a 62,06%. Em segundo lugar, entre os serviços mais procurados, está a declaração anual do MEI, com 93 pessoas atendidas, o equivalente a 9,5% do total de atendimentos. Empatados, como os serviços menos requisitados, estão a consulta de senha e abertura de alvará que, no período, tiveram somente oito buscas cada.
No ranking dos serviços mais procurados junto à pasta, também está o que se refere à regularização do MEI. No período, 70 pessoas, que precisavam quitar débitos atrasados e regularizar a empresa, também procuraram a Sedec. O percentual correspondente foi de 7,15%. Ainda foram registrados 58 atendimentos para parcelamento de débitos (5,93%); 33 para abertura de empresa (3,37%); e 30 para dar baixa (3,06%).
Outro serviço disponibilizado pela pasta diz respeito ao Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), que, no período, teve oito pessoas atendidas. No que se refere ao CrediBahia, 38 pessoas foram atendidas, além de outras cinco, que buscaram renovação de empréstimo financeiro.
Em 2024, a Sedec seguirá prestando todos os serviços necessários para que os empreendedores de Camaçari tenham um ano novo de grandes realizações e prosperidade. "Agradecemos a cada um que nos procurou, seja para iniciar a jornada empreendedora ou fortalecer a empresa existente. Cada número aqui representa uma história de esforço, dedicação e crescimento", comentou o secretário da pasta, Waldy Freitas.