A dedicação do município em garantir um meio ambiente saudável às gerações futuras, bem como o compromisso contínuo de promover experiências sustentáveis e envolver a comunidade nas iniciativas ambientais, fez com que Camaçari conquistasse um reconhecimento significativo – a 2ª posição no Prêmio Bahia Sustentável 2023.
O município foi premiado na categoria "Gestão Municipal Sustentável", que reconhece cidades que investem e inovam na gestão ambiental, resultando em desempenho ambiental local de destaque. Este prêmio foi atribuído ao Projeto Casa Amiga dos Rios.
A titular da pasta do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro, manifestou satisfação pelo reconhecimento. "Assumi a liderança da secretaria em 2021 e, junto com nossa equipe, estabeleci como meta demonstrar que Camaçari é uma cidade comprometida com a biodiversidade local. Este prêmio confirma que estamos no caminho certo e que somos modelo e inspiração para outras cidades".
A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu durante a comemoração aos 50 anos do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram), realizado na última quinta-feira (14/12), no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). Organizado pelo governo do estado, através da sua Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o evento homenageou pessoas, empresas e instituições que deram contribuições para o avanço de um estado mais sustentável.
Na oportunidade, Maressa Lacerda, engenheira sanitarista da Sedur e idealizadora do Projeto Casa Amiga dos Rios, destacou a importância do prêmio, afirmando que, "é um reconhecimento ao esforço da secretaria na proteção e purificação dos nossos rios, que são patrimônio ambiental da nossa cidade".
O coordenador de Planejamento Ambiental da Sedur, Gilberto Campos, falou que a equipe está muito satisfeita com o reconhecimento por parte do governo do estado. "Continuaremos fazendo o que for preciso para estarmos ainda mais próximos das comunidades, implementando iniciativas educacionais eficazes para todas as idades", destacou.