Durante o ano de 2023 a Prefeitura de Camaçari, deu continuidade às ações preventivas de combate a alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra no município. As intervenções são realizadas pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e acontecem diariamente, de forma simultânea, em diversos trechos, tanto na sede quanto na costa da cidade, especialmente em áreas próximas a rios e córregos. O objetivo é atender às necessidades da população, resguardando o bem-estar e a segurança.
Sob a supervisão da Diretoria de Manutenção e Drenagem (DMD) da Seinfra, as obras envolveram limpeza de canais, investimentos em drenagem e macrodrenagem, manutenção de caixas coletoras, entre outras ações, reduzindo as incidências de acúmulo de água em diferentes regiões.
De acordo com os técnicos da pasta, ocorreram mais de 435 intervenções no sistema de drenagem, abrangendo bairros da sede e costa, envolvendo a realização de desobstrução e limpeza de caixas e calhas, ampliações de rede, substituição de tampas e tubulações danificadas, assentamento de tampas de concreto, reparo de vazamentos, e outros serviços com o intuito de oferecer o direcionamento apropriado das águas pluviais, evitando transtornos para a população.
Dentre outras intervenções, que aprimoram o escoamento das águas pluviais, promovendo uma melhor qualidade de vida para os residentes de Camaçari, os investimentos na expansão da rede também resultaram em projetos de macrodrenagem, com procedimentos executados nos seguintes locais: Catuama e Carajás, entre o bairro Tancredo Neves (Phoc III) e Gleba E; Rua Dom Avelar e Rua dos Horizontes, no Verdes Horizontes; ruas Acácia Vermelha e das Flores, na Gleba E; Avenida Florestal, no Parque Florestal; Rua do Areal, no Parque das Mangabas; Terceira Travessa da Comunitária, em Parafuso; Avenida Concêntrica; e Rua Curió, no Jardim Brasília.
Também foram atendidas 3.163 solicitações de limpezas de fossas sépticas, entre a sede e a costa do município. Essa operação foi conduzida por caminhões operacionais de sucção, direcionada aos moradores desprovidos de saneamento básico e sistema de esgotamento sanitário nas residências, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. O procedimento não abrange condomínios, propriedades comerciais e edifícios.
No que diz respeito à manutenção preventiva de canais, a Seinfra beneficiou aproximadamente 50 locais, totalizando mais de 148 serviços. Isso incluiu limpeza mecânica, realizada por máquinas como retroescavadeira e escavadeira hidráulica, além de limpeza manual, com o uso de equipamento de proteção individual (EPI) e ferramentas como roçadeiras, foices e ancinhos. O desassoreamento – que consiste na remoção de dejetos, areias e outros resíduos sólidos acumulados em rios, lagos, córregos e afluentes –, contribui significativamente para o aprimoramento do escoamento das águas pluviais, especialmente durante o período chuvoso.
Na sede, intervenções de limpeza ocorreram no trecho do Rio Camaçari, que passa pelo bairro Burissatuba, bem como no canal do estacionamento do Centro Comercial de Camaçari (CCC), conhecido popularmente como feira; na Rua Moreira César, no Camaçari de Dentro; na Avenida Lauro de Freitas, no conhecido piscinão do Parque Verde II; no canal do Jardim Limoeiro; na Piaçaveira; no Parque Real Serra Verde; na Gleba C; na Nova Vitória; no Novo Horizonte; no Jardim Brasília; no Parque Florestal; na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A); no Poloplast; no Parque das Mangabas; na Acajutiba; na Gleba E; no Bairro dos 46; na Gleba B; no Renascer (Phoc II); no Gravatá; em Parafuso; entre diversos outros. Na costa camaçariense, os serviços aconteceram em Landirana, em Barra do Jacuípe; na Travessa Direta, em Areias; na Fonte da Caixa e em Malícia, em Vila de Abrantes; em Arembepe; em Monte Gordo; bem como em outros pontos.
Seguindo com o propósito de prevenir possíveis danos à população e garantir a segurança e a qualidade de vida, a Seinfra tem fornecido suporte à Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Camaçari, órgão vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), investindo em melhorias para áreas de risco. Um exemplo disso são os serviços de execução de contenções, que neste ano envolveram os bairros Parque das Mangabas, Nova Aliança (Phoc I) e a localidade de Arembepe.
Dessa forma, para contribuir com a conservação dos espaços públicos e a preservação ambiental, é crucial que a população esteja atenta aos locais adequados para o descarte de resíduos, incluindo coletas domiciliares e os pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e Ecológicos de Entrega Voluntária (EcoPEVs), além do Projeto Cata Bagulho, entre outros recursos da gestão municipal fundamentais na manutenção da limpeza, que são realizados pela Sesp.
Os serviços e as obras efetuadas na cidade demonstram o empenho da administração municipal em zelar pelas necessidades da comunidade e impulsionar o desenvolvimento urbano, com iniciativas importantes para assegurar melhores condições de vida, bem-estar social e promoção da saúde para todos.