Publicidade
Camaçarí / BA - 19 de Setembro de 2024
Publicado em 09/01/2024 13h57

Obras nas creches e manutenção nas escolas e prédios públicos avançam em 2023

.
Por: Visão Diária Ascom

A Prefeitura de Camaçari tem investido intensamente na promoção da zeladoria dos prédios públicos, com foco na preservação da integridade dos imóveis e em oferecer um ambiente que oportunize boas condições de funcionalidade das atividades prestadas. Em 2023, as obras de manutenção e edificação de instituições de ensino têm sido uma das ações prioritárias da gestão.
 
Parte dessas benfeitorias, executadas por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), são realizadas nas 102 unidades da Rede Pública Municipal de Ensino da sede, costa e zona rural, com a proposta de ofertar qualidade aos estudantes do sistema educacional, proporcionando mais ambientes acolhedores. As manutenções preventivas são realizadas ao longo do ano e de acordo com a necessidade de cada unidade.
 
Somente em 2023, mais de 40 unidades escolares foram revitalizadas na cidade. De acordo com a Seinfra, os principais serviços executados nas instituições são: revisões elétricas, hidrossanitárias, na cobertura e nas esquadrias; reforma dos banheiros; pintura geral; requalificação do piso das salas de aula, com a substituição do pavimento de cerâmica pelo de alta resistência (AR); edificação de muros e novas salas de aula; implantação de revestimento cerâmico nas paredes; adequação de acessibilidade no perímetro da escola; paisagismo; pintura geral; dentre outros procedimentos.

Os resultados das melhorias podem ser conferidos em intuições de ensino da sede, a exemplo das escolas municipais Maria José de Mattos, Gleba B; Anísio Teixeira, Gleba E; do Gravatá, no bairro Gravatá; Ilay Garcia Ellery, Novo Horizonte; Eustáquio Alves Santana, Parafuso; Zumbi dos Palmares, Parque Real Serra Verde; e Professora Ilda Leal Ulm da Silva – Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente (Caic), que inclui a Creche Municipal do Caic e a Escola Especial de Camaçari, no Nova Aliança (Phoc I); os centros integrados de Educação Infantil (CIEI) da Gleba E, e da Nova Aliança (Phoc I);  e de Apoio à Educação Inclusiva (CAEI), Ponto Certo; o Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária, no Centro; dentre outras unidades de ensino.
 
Na região da costa, os serviços também contemplaram as escolas municipais José Marques Teixeira, Barra do Pojuca; Coqueiro de Arembepe, na localidade de Arembepe; Thomaz Camilo, Areias; Silvio Pereira Franco, Catu de Abrantes; e a Caminho do Mar, Barra do Jacuípe; os centros educacionais Tancredo Neves, Jauá; e Marcus Ivo Bonna, Catu de Abrantes; o Colégio Municipal Professora Lídia Coelho Pinto, Arembepe; dentre outras unidades de ensino.
 
Os serviços continuam em andamento no Centro Educacional Reitor Edgard Santos, Gleba A, com obras de requalificação no piso das salas de aula, com a substituição do pavimento de cerâmica pelo de AR, pintura geral e execução de concreto no pátio de recreação; na Escola Municipal Luís Pereira Costa, Dois de Julho, com obras de construção do ginásio e da cozinha; e na Escola Experimental Professora Marina Tavares Cardoso, Gleba E, com a execução do novo telhado para comportar o atual refeitório. Já onde fica a Escola Municipal Edivaldo Machado Boaventura, Centro, ocorre o preparo para o piso de granito, assentamento de portas, intervenções de pintura, entre outros.

Com uma série de serviços em execução e de forma simultânea, incluindo ainda as obras de edificação das cinco creches no padrão do Projeto Proinfância Tipo 1, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), as benfeitorias acontecem nas comunidades de Catu de Abrantes, Verdes Horizontes, Novo Horizonte, Ponto Certo e na entrada do Residencial Parque São Vicente. As intervenções visam fortalecer e ampliar o ensino infantil no município, com a oferta de até 376 vagas, para crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, nos turnos matutino e vespertino; ou para 188 crianças em período integral. O projeto prevê salas de aula, sanitários com acessibilidade, playground, área de amamentação, almoxarifado, copa, refeitório, lactário, além de salas multiuso, para a direção e secretaria.

Além desses feitos, outros equipamentos públicos passaram por reforma, a exemplo do serviço de reestruturação elétrica na Secretária dos Serviços Públicos (Sesp); a reconstrução do muro do Cemitério da Gleba C; a manutenção da pavimentação e dos portões no Espaço Camaçari 2000, Avenida Jorge Amado; abrangendo ainda os serviços de requalificação da Cidade do Saber, que compreendem os espaços externos e internos do complexo, execução de drenagem, construção de passeios com acessibilidade, edificação da área de convivência, bem como a reforma de sanitários, vestiários e da área da piscina, entre outras estruturas.
 
Todas essas intervenções reforçam o compromisso da administração com a qualidade da educação e preservação do patrimônio público, ofertando ambientes de qualidade e investimento em melhorias, o que contribui para ambientes mais seguros e propícios ao bem-estar da população

Publicidade

Comente essa notícia