Publicidade
Camaçarí / BA - 24 de Novembro de 2024
Publicado em 15/01/2024 16h16

Limpec apresenta balanço das ações executadas em 2023

.
Por: Visão Diária

No ano de 2023 as ações da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) se destacaram no desenvolvimento de novos projetos e ações sustentáveis, além de realizar parcerias com empresas e iniciativas que têm como princípio a economia circular de renovação e reciclagem, trabalhando com o intuito de estimular a consciência ambiental junto à comunidade camaçariense, e de exercer a preservação e conservação do ecossistema da cidade.
  
A Limpec entregou, por meio do Projeto "Jardins Sustentáveis", 19 jardins em 2023. Espalhados entre os bairros da sede e da costa, os equipamentos substituíram e desativaram pontos de descarte inadequado de resíduos. A empresa realizou também a manutenção em seis jardins instalados anteriormente, sendo eles no Parque Florestal, Gleba B, Parque Verde II, Novo Horizonte e na Praça do Alto dos Noivos, no Bairro dos 46. Através do projeto foi instalado também o primeiro jardim sustentável na Casa da Criança e do Adolescente de Camaçari, localizada no bairro Natal. A estrutura é construída a partir de pneus inutilizáveis, tubos de PVC e outros materiais recicláveis, além de mudas de plantas. A finalidade é renovar locais de descarte irregular, tornando o ambiente limpo e reutilizável para a comunidade.
 
Em 2023, a Limpec realizou a 2ª edição do "Meu descarte legal – na praia", projeto que percorreu a costa camaçariense com objetivo de conscientizar banhistas e turistas sobre o efeito do lixo ao ser descartado de forma incorreta. A iniciativa teve início em fevereiro e durou até março, e percorreu as praias de Guarajuba, Arembepe, Barra do Jacuípe, Jauá e Itacimirim. Durante os cinco fins de semana da ação, foram alcançadas mais de 30 mil pessoas, e distribuídas sacolas biodegradáveis para incentivar os banhistas a recolher os detritos produzidos nas praias. A ação é executada por colaboradores da empresa, voluntários e grupos ambientais locais.
 
Com o propósito de incentivar o descarte correto de medicamentos inutilizáveis e evitar que os resíduos cheguem ao solo, rios e mares, gerando poluição dos lençóis freáticos, além da contaminação dos seres humanos, a morte de animais marinhos, dentre outros, a Limpec iniciou o eixo remédios do Projeto "Meu descarte legal". Por meio da instalação de caixas coleta de medicamentos vencidos e inutilizáveis, nas unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família de Camaçari, no total, foram recolhidos em 2023, 83 sacos de 100 litros (l) de medicamentos inutilizáveis.
 
Através da Gerência de Educação Ambiental e Meio Ambiente (Geama), em parceria com a instituição Revida - Reciclagem de Vidro, a Limpec recolheu, em 2023, mais de 75 toneladas (t) de vidro.
 
Em março de 2023, a empresa realizou, na Cidade do Saber, o lançamento do Projeto "Limpec Educa". As ações e palestras foram coordenadas pela Gerência de Educação Ambiental e Meio Ambiente (Geama) e versaram sobre reciclagem, gestão de resíduos, e Política Nacional de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade. Ao todo, 29 instituições, entre escolas e empresas, da orla e da sede de Camaçari, foram visitadas pela equipe da Limpec.
 
A fim de expandir a coleta seletiva na cidade e oferecer a população mais uma opção de descarte correto, em agosto de 2023, a Limpec inaugurou um novo ecoponto de descarte de resíduos recicláveis. Desta vez, localizado na rua de acesso à empresa, no bairro Parque Nascente do Rio Capivara. Este é o segundo equipamento do tipo instalado no município. O primeiro está acomodado no Boulevard Shopping Camaçari. A iniciativa tem como propósito a renda circular, já que todo o material recolhido é, posteriormente, destinado a recicladores e cooperativa de reciclagem, que darão vida útil, possibilitando retorná-los à cadeia produtiva, gerando frutos financeiros e, principalmente, a redução da quantidade de despejo que chega ao aterro sanitário da cidade, também administrado pela empresa. Materiais como papel, papelão, plástico, isopor, vidro, eletrônicos e metal, podem ser descartados no ecoponto, que funciona 24 horas por dia.
 
A startup So+ma Vantagens, em parceria com a Limpec, inaugurou, em Guarajuba, mais um contêiner de reciclagem em 2023. O programa incentiva o reaproveitamento por meio de um sistema de pontos. A população cadastrada pode entregar resíduos recicláveis como papel, alumínio, plástico, óleos, entre outros materiais, acumulando pontos e resgatando-os por recompensas. O objetivo é alcançar a população local e banhistas, trazendo a responsabilidade de manter o ambiente limpo e mudando a consciência da população sobre a importância de reciclar, além de contribuir para a economia circular da cidade, inclusão social e geração de empregos. O outro contêiner está instalado no Centro Comercial de Camaçari (CCC), conhecido popularmente como feira.
 
No Aterro Sanitário de Camaçari foram recepcionadas 265.127,137 t de resíduos classe II, ou seja, resíduos que não apresentam na composição características consideradas como perigosas. Do material total, em 2023, foram recebidos 187.347,191 t provenientes do contrato de coleta com a Naturalle – empresa responsável pelo serviço de recolhimento do lixo doméstico da cidade –; e 59.381,466 t de materiais provenientes de coletas particulares.
 
Com objetivo de criar um banco de dados daqueles que recolhem resíduos sólidos e recicláveis, bem como organizar a atividade, que tem o intuito de coletar o material proveniente do consumo daqueles que curtem eventos, como o Festival de Arembepe e o Camaforró 2023, a Limpec realizou, pela primeira vez, o cadastro de catadores de materiais recicláveis. Os cadastrados receberam apoio da empresa, que forneceu lanche e estrutura para o armazenamento do material recolhido, além do "kit catador", contendo crachá de identificação, camisa padronizada e equipamento de proteção individual (EPI), que inclui itens, como luvas pigmentadas e de látex, protetor auricular, botas e capa de chuva para recolher os resíduos ao longo dos dias em que a festa foi realizada. No total, foram cadastrados 60 catadores no Festival de Arembepe, e 91 no Camaforró.
 
A fim de estimular a sustentabilidade em Camaçari, através da parceria entre a Limpec, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) e o Grupo Boticário, foi inaugurado em dezembro de 2023, o Projeto "Estação Preço de Fábrica", que visa propor a população o reaproveitamento de materiais recicláveis e fomentar a economia circular. Desenvolvido pela startup Green Mining, a iniciativa chegou a Camaçari por meio de um contêiner verde construído por blocos de plástico reciclado, instalado no Horto Florestal Linaldo da Silva. A nova parceria possibilita a entrega de materiais recicláveis inutilizáveis e para transformá-los em uma nova fonte de renda. Os resíduos de vidro, papelão, papel branco e papel cartão entregues na estação, serão comprados e destinados, de maneira ambientalmente correta, desta forma as contribuições serão benéficas não só ao meio ambiente.
 
Durante o ano de 2023 foram recolhidos cerca 124.840,30 quilos (kg) de resíduos de serviços de saúde (RSS), e objetos perfurocortantes. Além disso, foram recolhidos mais de 94 bombonas de 200 l de material químico, ou seja, 1.402,30 kg de resíduos.

Publicidade

Comente essa notícia