Com a chegada da temporada de verão são aguardados milhares de banhistas nas praias da costa camaçariense, e, como consequência disso, um número expressivo de resíduos é descartado incorretamente na faixa de areia sendo levados, posteriormente, aos oceanos. Visando conscientizar e alertar os frequentadores dos 42 quilômetros (km) de praia do município, para a necessidade de reduzir o consumo e a produção de lixo, além de reciclar e reutilizar, diminuindo a extração de novas matérias-primas do meio ambiente, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Empresa de Limpeza Pública (Limpec), inicia domingo (28/1), a 3º edição do "Meu descarte legal – na praia".
O projeto de verão, que se tornou destaque entre as ações da Limpec nos últimos anos, escolheu a praia de Guarajuba para o retorno das ações. Com início às 9h, a iniciativa é aberta ao público. Voluntários poderão realizar o cadastro de forma presencial no dia do evento.
Na oportunidade, a equipe da Limpec, acompanhada de representantes de grupos ambientais locais, percorrerá os espaços das praias orientando e alertando a população sobre como combater e diminuir o descarte irregular, e como ações conscientes podem resultar em mudanças positivas e significativas para o meio ambiente.
Assim, como nos anos anteriores, a equipe da Limpec fará a distribuição de sacolas biodegradáveis para estimular a prática de realizar o descarte de forma correta. Na ocasião, a equipe realizará, também, a limpeza manual da faixa de areia, do calçadão e do mangue das referidas praias.
"Meu descarte legal – na praia" realizará, ainda, durante os meses de fevereiro, abril e março ações nas praias de Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe e Itacimirim. De acordo com a Limpec, o projeto visa criar um diálogo direto e sensibilizar moradores, visitantes e turistas a respeito dos efeitos negativos do descarte incorreto de resíduos, visando a preservação da biodiversidade e da saúde humana.
Lançado em fevereiro de 2022, a Limpec estima que em 2023 o Projeto "Meu descarte legal – na praia" atingiu cerca de 30 mil pessoas. Ou seja, duplicou o alcance que teve em 2022, que foi de 15 mil.