O grupo Hamas propôs um plano de cessar-fogo em Gaza por quatro meses e meio. A proposta prevê três fases, cada uma com duração de 45 dias, envolvendo a reconstrução de Gaza, troca de prisioneiros palestinos por reféns israelenses e a entrega de corpos.
As informações foram divulgadas pela agência Reuters. O plano foi apresentado após uma proposta enviada na última semana por mediadores do Catar e do Egito e apoiada pelos Estados Unidos e Israel.
Este o maior esforço diplomático até o momento para uma interrupção prolongada dos combates, intensificados no dia sete de outubro de 2023. O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, chegou a Israel na noite de terça-feira (6) após se encontrar com os líderes dos mediadores do Catar e do Egito.
O Ministério da Saúde de Gaza diz que a ofensiva militar de Israel deixou cerca de 27.585 palestinos mortos, com milhares de outros podendo estar sob escombros dos bombardeios. Até o momento, a única trégua durou apenas uma semana, no final de novembro.