Com o objetivo de receber qualificação técnica, 29 permissionários do Mercado Municipal de Barra do Pojuca, realizaram, nesta terça-feira (30/4), inscrição para os cursos de técnicas avançadas de vendas e atendimento, planejamento e administração de bares e restaurantes, bem como de higiene e manipulação de alimentos, executados pelo Programa Qualifica Turismo. As inscrições, que aconteceram no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Barra do Pojuca, seguem também na sexta-feira (3/5), das 9 às 14h.
A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio das secretarias do Turismo (Setur) e dos Serviços Públicos (Sesp), em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.
O gerente Operacional de Turismo da Setur, Vivaldo dos Santos, explicou que a ação visa a capacitação da mão de obra local, para melhor atender ao público consumidor. Sobre a receptividade dos trabalhadores, com relação aos cursos, destacou que, "eles ficaram muito empolgados com a oportunidade e demonstraram grande interesse. Esperamos que todos participem e aproveitem cada instante, pois é notória a diferença entre um trabalhador qualificado e outro, que nunca passou por treinamento", finalizou.
Ainda, de acordo com o gerente, as aulas serão organizadas por segmento, incluindo lanchonete, loja de artesanato, gráfica, bar, restaurante, barbearia, salão de beleza, entre outros, e deverão acontecer no Centro Educacional Barra do Pojuca, localizado na Rua Elísio Neto, a partir do dia 6 de maio (quarta-feira). "Geralmente, os cursos duram de 15 a 30 dias, e as aulas incluem parte teórica e prática. Será muito bom para todos, e acredito que a partir desses, eles vão ter mais entusiasmo para fazer os próximos que surgirem".
Entre os cursos oferecidos, o que chamou a atenção da permissionária Maria de Fátima do Nascimento, 56 anos, que trabalha com venda de roupas há mais de oito anos, foi o de técnicas avançadas de vendas e atendimento. "Esse curso vai se encaixar perfeitamente no que preciso, que é prestar um atendimento de qualidade para vender mais. Esse é um momento muito importante para mim, porque não é só aprender a atender o cliente, mas a vender mais. Isso me ajudará a aumentar a minha renda".
Associando a requalificação do Mercado de Barra do Pojuca com a qualificação dos permissionários, a comerciante Gilmara Santos, 48 anos, ressaltou a importância do momento para os trabalhadores, dizendo que, "quando a gente voltar para nossas lojas vai ser uma grande alegria, porque será um lugar totalmente novo e estaremos prontos para receber a todos. Com o curso quero aprender a vender mais, mas também a conquistar ainda mais a minha clientela".
Sobre a requalificação do Mercado de Barra do Pojuca: com investimento de R$ 12 milhões, as obras de requalificação do equipamento, que fica situado na Rua Filogônio Gomes de Oliveira, abrange uma área de aproximadamente 9.000 metros quadrados (m²). A entrega está prevista para o final do primeiro semestre deste ano.
A requalificação faz parte do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari, realizado pela gestão municipal, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), em parceria com o CAF.
Foto: Jean Victor