Publicidade
Camaçarí / BA - 19 de Setembro de 2024
Publicado em 19/05/2024 22h06

Empresa assume linha Camaçari - Mussurunga para atender população durante greve do transporte metropolitano

Sindmetro solicitou apoio à empresa Atlântico Transportes, que se responsabilizou pelo serviço. Sem acordo com os patrões, trabalhadores mantiveram greve.
Por: G1 Bahia

Apesar da greve no transporte, cidadãos que utilizam a linha "Camaçari x Terminal Mussurunga" voltarão a ter acesso ao serviço a partir de segunda-feira (20). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região Metropolitana de Salvador (Sindmetro), a empresa Atlântico Transportes vai assumir a operação.

A decisão atende a um pedido formalizado pelo próprio Sindmetro, segundo o presidente da entidade, Mário Cléber.

"Atlântico já entrou em contato, ela vai poder operar a linha amanhã, com carro de meia em meia hora", disse o sindicalista à TV Bahia.

O primeiro horário de saída será às 5h. Inicialmente, quatro veículos serão usados para atender a linha, mas a expectativa é de aumento na frota.

O sindicato segue em greve e sem acordo nas negociações com a Avanço Transportes, empresa oficialmente responsável pela operação dessa e de outras linhas. A greve, que afeta o transporte coletivo de seis cidades da Região Metropolitana de Salvador, prejudica 120 mil passageiros.

Última reunião

De acordo com o Sindmetro, o principal impasse é a recomposição salarial. No encontro realizado no sábado (18), a empresa apresentou planilhas, demonstrando prejuízo financeiro. O g1 tentou contato com a Avanço Transportes, mas não conseguiu, até a última atualização desta reportagem.

Além disso, segundo o sindicato, a Agerba também não apresentou nenhuma proposta para suprir as necessidades dos passageiros das cidades de Madre de Deus, Simões Filho, Candeias, São Francisco do Conde, Santo Amaro e Camaçari.

Os profissionais alegam que a medida foi tomada após descumprimento de convenção coletiva por parte da Avanço. Uma nova rodada de negociações está prevista para a próxima quarta-feira (22) e o sindicato comunicou que, até lá, "qualquer atitude em colocar empresas para operar as linhas sem comunicação ao Sindmetro acarretará na paralisação de todo o sistema".

As outras empresas que compõem o sistema metropolitano não paralisaram as atividades. De acordo com a categoria,outras cinco linhas da Avanço, que saem de Lauro de Freitas e que têm bairros de Salvador como destinos, operam normalmente.

Veja abaixo as linhas da Avanço impactadas com a greve:

 

  • Camaçari x Terminal Mussurunga;
  • Camaçari x Simões Filho;
  • Camaçari x Santo Amaro;
  • Camaçari x Terminal Águas Claras;
  • Camaçari x São Francisco do Conde;
  • Candeias x Terminal Águas Claras;
  • Candeias x Outlet Premium;
  • Candeias x Simões Filho;
  • Candeias x São Francisco do Conde;
  • Madre de Deus - Candeias / Lauro de Freitas - via Simões Filho;
  • Madre de Deus x Terminal Águas Claras.

 

Veja abaixo as linhas da Avanço que operam normalmente:

 

  • Vida Nova x Campo Grande;
  • Vida Nova x Boca da Mata;
  • Jambeiro x Estação Mussurunga;
  • Areia Branca x Terminal Águas Claras;
  • Hospital Metropolitano x Estação Aeroporto.

 

De acordo com o Sindicato dos Rodoviários Metropolitanos, todas as empresas do sistema já fizeram os reajustes de 4,75% no salário, 5% no tíquete e 5% na cesta básica. A Avanço Transporte, no entanto, só teria concedido o benefício aos trabalhadores que operam nas linhas de Lauro de Freitas.

Conforme o sindicato, os motoristas que trabalham em ônibus que percorrem Camaçari, Simões Filho, Candeias, São Francisco do Conde, Santo Amaro e Madre de Deus, ainda não tiveram os salários reajustados.

A categoria afirma que a empresa alegou dificuldade financeira. Por esse motivo, decidiu devolver parte das linhas para à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), em abril deste ano.

O que diz a Agerba

Em nota, a Agerba informou que, após uma mesa de negociação com o representante da Avanço Transportes, ficou acordado que a empresa tentaria um acordo com o sindicato para suspender a greve prevista para esta sexta.

 

 

Publicidade

Comente essa notícia