A cidade de Camaçari (BA) está entre os municípios brasileiros que contam com o apoio do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE). A iniciativa é promovida pelo Instituto Votorantim e pelas empresas investidas e parceiras da Votorantim S/A, como a Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, que possui uma fábrica de argamassa instalada em Camaçari.
O PVE aborda competências de Apoio à Gestão com foco no desenvolvimento da Gestão Educacional e Gestão Escolar. O programa também engaja a comunidade local por meio de práticas da competência de Mobilização Social. Além de Camaçari, a Votorantim Cimentos promove o PVE em mais 11 municípios de seis Estados: Cachoeira (BA), São Felix (BA), Maragogipe (BA), Governador Mangabeira (BA), Trindade (PE), Primavera (PA), Capanema (PA), Nobres (MT), Limeira (SP), Vidal Ramos (SC) e Xambioá (TO).
A secretária municipal de Educação de Camaçari, Neurilene Martins Ribeiro, destaca que o PVE trouxe como contribuições o desenvolvimento de uma matriz de competências para as lideranças, a apropriação do uso de registros e documentação dos seus processos com envolvimento da gestão escolar, a recuperação e avaliação dos processos de aprendizagem, entre outras ações para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem. "O PVE é um programa que promove ações e oportunidades formativas para o desenvolvimento de competências em gestão e mobilização social a fim de que os participantes possam contribuir para a melhoria da educação do município", afirma a secretária.
Memorial de Políticas Públicas - Em 2024, um dos principais trabalhos educacionais em Camaçari com o apoio do PVE consiste na construção do Memorial das Políticas Públicas de Educação do período de 2017 a 2024. "Para isso, buscamos, por meio do PVE, formar um grupo de trabalho com servidores efetivos das diferentes frentes de atuação da Secretaria de Educação para elaborar esse Memorial com o intuito de narrar para as futuras gestões as contribuições dessa equipe para as políticas de educação do município de Camaçari", disse a secretária Neurilene.
Já as atividades de Mobilização Social do PVE têm como foco enfatizar as Políticas Públicas de Inclusão Educacional, visando a elaboração de um documento para divulgar à comunidade escolar a concepção de educação inclusiva, práticas pedagógicas e as práticas de gestão escolar. Desse modo, a Secretaria Municipal de Educação buscará consolidar a Política Municipal de Cuidadores Educacionais e o Atendimento Educacional Especializado. "Contar com ações do PVE para estimular a participação da população é fundamental para reforçarmos o papel social da escola e aprimorarmos a nossa relação com as comunidades do entorno. Assim, fortalecemos o vínculo com as famílias e ampliamos a nossa atuação para promover a inclusão e equidade educacional", diz a secretária Neurilene.
Compromisso com a Educação - O PVE é realizado em Camaçari pelo oitavo ano consecutivo. O programa abrange mais de 3 mil profissionais, entre técnicos da Secretaria Municipal de Educação, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, docentes, não docentes, além de estudantes e representantes da sociedade civil que já passaram por processos formativos e participaram do PVE.
Em função do comprometimento de Camaçari em aprimorar a gestão educacional e escolar com o apoio do PVE, a cidade está entre as localidades brasileiras inseridas no "PVE Graduados", um reconhecimento concedido para municípios que há mais de cinco anos estão engajados em promover melhorias da educação.
"Camaçari é um exemplo do quanto o PVE gera impacto positivo, impulsionando melhorias que ajudam o município a evoluir. É uma satisfação participarmos do crescimento de Camaçari por meio de um programa que atende às demandas locais e que faz a diferença para juntos construirmos um futuro melhor para as pessoas", afirma o coordenador de Operações Argamassa da Votorantim Cimentos de Camaçari, Marcus Vinícius Simões Oliveira.