O corpo de um brasileiro feito refém pelo Hamas foi encontrado, nesta sexta-feira (24/5), segundo anunciaram as Forças de Defesa de Israel (IDF, em inglês). Michel Nisenbaum, de 59 anos, teria sido morto em 7 de outubro de 2023, dia da invasão do grupo islâmico ao sul do território israelense. Segundo os militares, ele foi encontrado em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, durante uma operação militar.
O Mapa Mundi desta sexta-feira também traz informações sobre a morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, em um acidente de helicóptero. O enterro dele foi realizado nessa quinta (23), em Mashhad, sua cidade natal. A apresentação é de Lis Cappi, em Brasília.
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, afirmou nessa quinta que não reconhece a jurisdição do Tribunal Penal Internacional (TPI) e que disse que “não há comparação” entre o ataque do Hamas em 7 de outubro e a “resposta” israelense. A posição de Biden vem após a decisão do TPI e também o reconhecimento da Palestina como Estado por Espanha, Irlanda e Noruega, em decisão conjunta anunciada na quarta (22).
O noticiário internacional também traz atualizações sobre a retirada da embaixada da Espanha na Argentina, após Javier Milei, presidente argentino, ofender a esposa do presidente da Espanha, Pedro Sánchez.