Na tarde desta quarta-feira (29/05), a Câmara de Camaçari realizou a audiência pública para prestação de contas do 1º quadrimestre de 2024 da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau), momento em que o secretário da pasta, Luiz Duplat, apresentou dados referentes a movimentação financeira e realização de ações de saúde no município no período especificado.
O presidente da Comissão de Saúde da Casa Legislativa, vereador Dedel Reis (PP), iniciou os trabalhos destacando que o momento era de entender como está o funcionamento das ações da pasta e entender como está o andamento do planejamento da Sesau. "A Casa Legislativa abre as portas para receber representantes da gestão municipal para conhecer o andamento da saúde no nosso município. Esse é um momento muito importante", afirmou.
Ao iniciar a apresentação, o secretário destacou que a gestão municipal segue cumprindo a legislação que trata de transparência e publicidade dos atos públicos e que este é mais um momento de prestar contas e ouvir as dúvidas e sugestões da população. "Nessa apresentação, vamos fazer um formato diferente, mais dinâmico e trazendo as pessoas que estão fazendo parte da equipe de cada diretoria possa estar aqui. São servidoras efetivas, concursadas, capacitadas, qualificadas e nada mais justo que essas pessoas estejam aqui falando sobre o que temos feito", explicou.
Foram apresentados dados da Diretoria de Atenção Saúde, incluindo Atenção Básica e Atenção de Média e Alta Complexidade, da Diretoria de Controle e Regulação, da Vigilância em Saúde e concluindo com a apresentação dos dados de gestão e financeiros. Usaram a palavra a diretora de Atenção à Saúde, Elaine Teixeira; a diretora de Regulação, Elba Brito; a diretora de Vigilância em Saúde, Alcione Vasconcelos; a diretora de Planejamento, Tamy Fonseca. Esta última detalhou os dados financeiros da pasta no período.
"O total de receitas foi de R$ 542 milhões, aproximadamente. Desse valor, foram aplicadas em serviços de saúde o valor aproximado de R$ 126 milhões, o que se refere a 23,3% do orçamento. Isso equivale a 8 pontos a mais do índice constitucional mínimo imposto para a saúde, que é de 15%. Tudo isso mostra o comprometimento da gestão municipal com os investimentos que levem uma saúde de qualidade para a população", afirmou Tamy Fonseca. Ela explicou, ainda, que entre as despesas classificadas por tipos, a maior foi referente a gastos com pessoal, alcançando 52% do total de gastos.
Vereadores e população tiveram espaço aberto para apresentar seus questionamentos e sanar dúvidas sobre o tema. O vereador Dr. Elias Natan (PSDB), que relator da Comissão de Saúde da Câmara e ex-secretário da Saúde, fez uso da palavra e parabenizou o trabalho realizado pela equipe da Sesau. "Vimos aqui os números positivos e a evolução que a saúde de Camaçari teve nos últimos anos. Os indicadores oficiais apresentados aqui demonstram compromisso e bom investimento do recurso públicos. A saúde é complexa em qualquer município, mas vimos aqui avanços importantes, e a equipe tem se debruçado para viabilizar caminhos que possibilitem esse avanço", comemorou.
O vereador Dedel Reis fechou a audiência reafirmando que os números falaram positivamente sobre a saúde de Camaçari. "Vimos aqui que a gestão tem investido de maneira prioritária para fazer saúde de qualidade. Parabéns a toda a equipe da Sesau pelo excelente trabalho e pela apresentação feita aqui de maneira completa e detalhado, com transparência para a população", concluiu.