Faltando 186 dias para terminar o mandato como chefe do Poder Executivo Municipal, o prefeito Elinaldo Araújo concedeu entrevista em uma rádio local nesta sexta-feira (28/6), oportunidade em que comentou sobre a aprovação das contas municipais pelo 6º ano consecutivo, e a antecipação da data do Camaforró 2024. Na ocasião, ele destacou, ainda, as principais ações realizadas em diversas áreas, ao longo desses sete anos e meio que está à frente da Prefeitura de Camaçari.
Inicialmente, o prefeito enfatizou que até o fim deste ano muitas ações ainda devem ser executadas, considerando as obras e intervenções que estão em andamento na sede e na costa do município. "A gente sempre acha que pode fazer mais e, em termos de investimento, temos obras importantes e em plena execução no distrito de Monte Gordo, incluindo as do mercado municipal, além da requalificação das entradas e das praças de Itacimirim, Guarajuba e Barra do Jacuípe", pontuou.
Ainda sobre os trabalhos executados na área de infraestrutura, o gestor municipal deu uma boa notícia para os moradores da localidade de Barra do Jacuípe, onde o novo mercado municipal, cujas obras de requalificação estão em fase de conclusão, deve ser entregue à população no próximo mês.
"Minha consciência é de dever cumprido", comentou Elinaldo, fazendo referência às obras estruturantes, que também acontecem na região da sede, como a requalificação do Centro Histórico, que engloba as praças Primeiro de Maio, Abrantes e Desembargador Montenegro, bem como o Cineteatro e a Avenida Eixo Urbano Central, onde os trabalhos seguem a todo vapor; da Avenida Getúlio Vargas e das ruas da Bandeira, Adelina de Sá e Santa Bernadete, locais que, em breve, as intervenções serão iniciadas; além do Arquivo Público e do Museu Camassary, equipamentos já foram entregues e estão em pleno funcionamento.
Sobre a aprovação das contas, referentes ao ano de 2022, que foram julgadas e aprovadas pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) da Bahia, o chefe do Executivo explicou que todo resultado positivo é fruto do bom desempenho das equipes envolvidas. "Eu sempre procuro tomar decisões ouvindo a minha equipe e, em especial, os órgãos de controle municipal, como a Controladoria e a Promotoria".
Ao tratar sobre assuntos referentes à área da saúde pública municipal, Elinaldo anunciou que as equipes da Secretaria da Saúde (Sesau) estão empenhadas para, neste segundo semestre, implantar um projeto semelhante ao Sesau Fila Zero. "Estamos fazendo uma avaliação de alguns procedimentos e nos organizando para promover uma grande intervenção", comentou o prefeito, ao tempo que, pontuou sobre outros trabalhos realizados, com foco no aprimoramento dos serviços. "Descentralizamos o SAMU 192 [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] implantando uma base na costa, e reforçamos o atendimento, porque antes só tinha uma ambulância, e hoje o município tem 14", ressaltou.
Ao fazer uma avaliação geral da gestão, Elinaldo afirmou que, "eu tenho consciência que a gente acertou mais do que errou e, quando erramos foi tentando acertar". Em tempo, ainda citou as implementações realizadas no âmbito do transporte público municipal, destacando que, "as pessoas estão vendo a nossa força de vontade para resolver essa questão. Fizemos um chamamento público, e hoje temos três empresas ofertando o serviço. Além disso, submetemos projetos ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, do governo federal, e seremos contemplados com 30 novos ônibus elétricos".
Na sequência, ao destacar o sucesso do Camaforró 2024, o prefeito Elinaldo aproveitou para agradecer as entidades representativas do comércio local, bem como aos músicos e veículos de imprensa, pelo apoio que recebeu. "É difícil mudar a cultura, mas trabalhamos e dialogamos juntos, e, assim, tudo deu certo", comemorou.
O chefe do Executivo encerrou a participação na entrevista lembrando sobre os festejos juninos em comemoração a São Pedro, que têm início nesta sexta (28) e seguem pelos próximos dias, em várias localidades da sede e da costa do município.
Ele aproveitou para convidar o povo para participar das comemorações do 2 de Julho, que acontecem domingo (30), com a passagem do fogo simbólico pela cidade; e da tradicional corrida em homenagem à Independência da Bahia, que será realizada na terça-feira (2/7).