Oportunizar a chegada de novas tecnologias, a modernização de serviços no que tange o sistema público saúde, bem como a geração de emprego e renda, esses foram os principais temas colocados em pauta nesta terça-feira (30/7) durante reunião entre o prefeito Elinaldo Araújo e representantes da Ecco Fibras – empresa paulista especializada na fabricação de equipamentos de laserterapia (com tecnologia laser e LED) –, que demonstrou interesse em consolidar parceria e instalar nova fábrica no município, a fim de expandir o segmento para o Nordeste. Com investimento inicial previsto de R$ 15 milhões, a pretensão é gerar 1.000 empregos de forma direta e indireta.
O CEO (Chief Executive Officer) da Ecco Fibras, Henrique Trajano participou do encontro por meio de videoconferência. Na oportunidade, o executivo anunciou a doação do equipamento intitulado “Ecco Reability”, que permite o uso em tratamento de ferimentos de maneira geral; além de reabilitação fisioterapêuticas, através da laserterapia e fotobiomodulação. Para tanto, caberá à Secretaria da Saúde (Sesau) fazer a escolha da unidade que fará uso do aparelho e promover os estudos clínicos para implantação do projeto-piloto no município.
Na ocasião, o corpo técnico da Sesau pôde conhecer a proposta da empresa. Em tempo, a equipe da pasta, ainda, se colocou à disposição para capacitar os profissionais de saúde do município, no que diz respeito ao manuseio dos equipamentos.
Satisfeito com a proposta, o chefe do Executivo afirmou que, “muito me alegra essa escolha, pois Camaçari é uma referência de industrialização no nosso estado. E, durante a nossa gestão, sempre estimulamos a prática de atrair novas empresas, expandir a econômica e, sem dúvidas, potencializar cada vez mais a área da saúde. E ter uma empresa desse porte, com a proposta de ofertar esse equipamento e aplicar esse projeto-piloto na saúde do nosso município, seguindo os devidos critérios técnicos e científicos, é fundamental para continuarmos ofertando uma saúde ainda mais humanizada à nossa população”, destacou Elinaldo.
O secretário da Saúde, Luiz Duplat, avaliou positivamente o interesse da fábrica e a doação do equipamento, que vai contribuir para melhorar cada vez mais a rede de assistência à saúde da população. “A incorporação de nova tecnologia nos deixa muito alegres, principalmente quando é voltada para o tratamento de lesões. Enquanto gestor da pasta, e camaçariense que sou, muito me anima poder ver esse interesse da empresa em se instalar na cidade, o que possibilitará a ampliação dos investimentos para o nosso município, sobretudo a geração do número de postos de trabalho nas diversas áreas, a exemplo de produção e administração”, salientou.
O representante da Ecco Fibras no Nordeste, Augusto Queiroz, reforçou que, “o nosso projeto é expandir a página para o Nordeste, para os filhos da Bahia. Temos produtos que estão sendo utilizados nas Olimpíadas de Paris, por exemplo. Eu tenho convicção de que nós podemos fazer uma parceria de sucesso”, celebrou.
Presente no encontro, o fisioterapeuta e estudante de medicina, Gustavo Vieira, que também é primeiro secretário do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado da Bahia (Sinfito), e membro do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), falou que, caso a parceria seja firmada, o município só terá a ganhar em diversos segmentos. “A produção e investimento de rendimento desta área, em especial a da saúde, tem um constante crescimento nos últimos anos. As exportações e empregos crescem ano a ano. E para a região Nordeste, sobretudo, traz uma série de benefícios, pois a população já consome essa tecnologia, mas ainda não conta com uma empresa para o fornecimento local desses equipamentos”, explicou,
Presente há 27 anos no mercado nacional, a Ecco Fibras fabrica equipamentos de laserterapia para as áreas da estética, fisioterapia, podologia, odontologia e acupuntura.
O encontro, que ocorreu na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov), contou também com a participação dos secretários da Fazenda (Sefaz), Joaquim Bahia; do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro; e de Governo (Segov), José Gama Neves.