O planejamento dos cinco desfiles cívicos, que, tradicionalmente, marcam o mês de setembro em Camaçari, foi tema de reunião realizada nesta quinta-feira (1º/8), ocasião em que a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), apresentou oficialmente o tema "O Futuro em nossas mãos: Escola Pública como Lugar de Destino e Partidas", que norteará as celebrações em 2024.
Sob a liderança do prefeito Elinaldo Araújo e da secretária da Educação, Neurilene Martins, o encontro reuniu gestores das 35 escolas que vão participar dos desfiles. Na oportunidade, eles puderam dar encaminhamentos para avançar nos preparativos para as festividades cívicas.
Este ano, como de costume, a comemoração da Independência do Brasil, celebrada em 7 de setembro, abre a sequência dos atos cívicos com dois desfiles: pela manhã (a partir das 8h), no bairro Gleba E; e à tarde (com início às 14h), em Parafuso.
Os demais desfiles fazem alusão ao aniversário de 266 anos de emancipação política de Camaçari, e ocorrem sempre a partir das 8h, nesta ordem: dia 14/9, no distrito de Monte Gordo; dia 22, no distrito de Vila de Abrantes; e dia 28, data magna da cidade, ocorre na sede, na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A).
O prefeito Elinaldo Araújo destacou o empenho dos educadores na concepção e na performance dos pelotões temáticos, que as escolas levam para as ruas nos dias dos desfiles. "Os desfiles cívicos possuem um simbolismo muito grande para Camaçari, e têm uma relevância cultural para todos. Agradeço muito pela entrega de vocês, profissionais de educação do município. As escolas sempre dão um show, e este ano, será um sucesso novamente", afirmou, destacando, ainda, a assertividade na escolha do tema.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, falou desse lugar da escola dentro da sociedade, onde esperanças de um futuro melhor são nutridas todos os dias, através dos conhecimentos que resultam dos processos de ensino-aprendizagem em sala de aula. "Nossa escola é uma escola que quer uma sociedade melhor do que somos, que quer evoluir em respeito, dignidade, solidariedade, e na valorização das diversidades. O desfile é a parte de um todo. Não se trata apenas de um evento, é um projeto pedagógico. Nossas escolas levarão grandes mensagens para toda Camaçari", descreveu.
Animada com as mobilizações e preparativos para os desfiles do mês de setembro, a gestora da Escola Municipal Rural Boa União, Sdileide Rocha, diz que está ansiosa pela chegada das celebrações. "É um momento muito esperado pela comunidade escolar e esse encontro foi muito gratificante, porque intensifica esse clima de expectativa, de mobilização e de criatividade. A cidade vai ver, nas ruas, o trabalho que estamos desenvolvendo na escola. Vamos comemorar os 266 anos de Camaçari com muita animação", concluiu.