Camaçari celebrou, nesta quarta-feira (14/8), a entrega da Creche Municipal Pedro Florentino Bomfim, em Catu de Abrantes. O equipamento é a segunda unidade de um total de seis, que serão entregues. Dessa forma, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), segue avançando na qualificação do atendimento ofertado às crianças e efetiva ampliação de vagas de Educação Infantil no município.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Elinaldo Araújo destacou a importância do equipamento para a comunidade de Catu de Abrantes, sobretudo para as famílias que terão seus filhos e filhas atendidos na nova creche. "Estamos fortalecendo a educação infantil, que é a base para a jornada de aprendizado que nossas crianças irão percorrer. Essa é uma das várias entregas que iremos realizar. Em 2022, entregamos a Creche Linaldo da Silva, no Jardim Limoeiro. Na próxima semana, vamos inaugurar a Creche Professora Eunice Pereira dos Santos, no Ponto Certo. E depois disso, mais três creches serão entregues, todas no mesmo padrão. O trabalho não para", afirmou o chefe do Executivo.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, evidenciou o fato de, paralelamente à entrega da Creche Pedro Florentino Bomfim e das demais que estão em obras, o movimento de qualificação da oferta de Educação Infantil também ocorre em outras frentes, através da concepção e implementação de inovações pedagógicas que integram o programa de estruturação do Sistema Próprio de Ensino da Educação Infantil de Camaçari, cujas ações e produtos contam com financiamento do CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe. "Essa entrega consolida ainda mais um movimento de qualificação que é sistêmico. Ver esse equipamento sendo abraçado pela comunidade com tanta alegria e entusiasmo, me deixa muito feliz e nos motiva a trabalhar mais ainda. Vamos celebrar e seguir com as entregas", destacou.
A nova creche possui área de 2.200 metros quadrados (m²) e toda estrutura necessária para o pleno atendimento de 188 crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses em tempo integral. Para além dos ambientes – dez salas de aula, salas multiuso e destinadas aos professores, e aos departamentos de direção e secretaria, playground, sanitários infantis e adaptados para acessibilidade, área de amamentação, lactário, almoxarifado, copa e refeitório – a unidade também conta com uma equipe de profissionais preparados para acolher e zelar pelo bem-estar e desenvolvimento dos pequenos.
E, de fato, a felicidade era evidente no rosto dos cidadãos que participaram do ato de entrega, como confirma o depoimento de Vanessa Aragão, 38 anos, mãe de Lohany e de Levy Oliveira, de 4 e 2 anos, respectivamente, que serão atendidos pela creche. "Agora vou ter tempo para buscar uma oportunidade de emprego. Estou feliz e grata pelo olhar sensível da administração pública para a nossa comunidade".
Sentimento semelhante foi demonstrado por Denise Paixão, 39 anos, mãe das gêmeas Isadora e Iolanda, 3 anos, que também figuram entre os matriculados na creche. "O sentimento é de gratidão. Não apenas porque muitas mães agora vão ter como procurar um trabalho, mas também porque algumas famílias muitas vezes nem tem com o que alimentar os seus filhos, e aqui eles vão estar seguros, amparados, alimentados e felizes", comentou.
Cacilda Borges, 63 anos, viúva de Pedro Florentino Bomfim, era só gratidão pela homenagem póstuma, feita pela prefeitura, ao batizar a creche com o nome do seu saudoso marido. Na ocasião, ela falou com emoção sobre a entrega do equipamento. "Estou muito feliz e agradecida por essa lembrança e reconhecimento. Pois o nome dele será eternizado nessa creche que é tão importante para nossa comunidade", disse, ao lado de outros familiares, que também participaram da cerimônia.
Além da comunidade e de profissionais que atuarão na creche, o evento também contou com a presença de personalidades públicas, órgão de imprensa e autoridades políticas e administrativas do município.
Foto: Tiago Pacheco