A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Habitação (Sehab), segue garantindo que as pessoas interessadas em se inscrever no Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) do governo federal, sejam atendidas da melhor forma e em curto espaço de tempo. Até sexta-feira (16/8), mais de 2 mil munícipes já haviam realizado o cadastramento, que teve início na segunda (12) e segue até 12 de novembro.
De acordo com a subsecretária da pasta, Bella Batista, os trabalhos acontecem de forma tranquila e organizada, mantendo um ritmo satisfatório. Ao destacar que a logística da atividade, que conta com apoio das secretarias do Governo (Segov), do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), dos Serviços Públicos (Sesp), do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), do Desenvolvimento Econômico (Sedec), e da Saúde (Sesau), a vice-gestora comentou que, "estamos empenhados para alcançar o que planejamos. Então, oferecemos atendimento digno e com qualidade nesse momento que é tão esperado por aqueles que sonham em conquistar a casa própria".
Sonhando em ter a tão sonhada casa própria, a moradora do bairro Gleba C, Jocicleide Reis, 38 anos, falou da esperança num futuro melhor. "Cheguei a Camaçari há 12 anos, e nunca tive a oportunidade de me inscrever no programa. Então, agora estou aproveitando essa chance com muita expectativa", afirmou. Ela, que é promotora de vendas e vive com marido e filhos em uma casa de aluguel, de onde planeja se mudar em breve, avaliou o atendimento da Sehab, dizendo que, "cheguei e fui logo atendida. Precisou tirar cópias de alguns documentos, que eles fizeram aqui mesmo, de forma gratuita. Para mim, está tudo ótimo e muito eficiente".
Compartilhando do mesmo desejo de poder receber a chave da casa própria, a faxineira Lariza de Freitas, 30 anos, vive com o filho de 8 anos em um imóvel alugado no bairro Gleba B. Segundo comentou, precisa mudar de residência a cada seis meses, por causa dos frequentes reajustes no valor do aluguel. "Essa é uma grande oportunidade para mim, e creio que vou vencer", comentou a candidata, ao falar, também, sobre o atendimento. "Fui bem atendida e todo o pessoal me tratou com a maior atenção e educação. Está sendo tudo nota dez", afirmou.
Com relação à equipe de trabalho, que recepciona o público, a Sehab disponibilizou mais de 50 profissionais, que atuam em diferentes postos, obedecendo a uma logística bem definida, que vai desde a recepção das senhas, até o cadastramento nos guichês de atendimento, no balcão de consulta do Cadastro Único (CadÚnico), na emissão de cópias de documentos, entre outros.
Sobre o agendamento para realização das inscrições, que aconteceria de forma on-line, conforme noticiado anteriormente, a subsecretária informou que, a pedido da população, todo o atendimento ao público em geral seguirá acontecendo no auditório da Casa do Trabalho, localizado na Rua Vera Lúcia Pestana Frois (antiga do Migrante), Centro, de maneira presencial, desde a entrega de senhas, até o cadastramento, propriamente dito. "Muitos vieram até nós, inclusive por meio das redes sociais, e solicitaram que mantivéssemos dessa forma. Estamos sempre ouvindo a população, e buscando fazer de modo que seja acessível para todos", explicou.
E para agilizar o atendimento prioritário das pessoas com deficiência (PcD), a pasta decidiu por um novo local para acolhimento desse público, que, a partir da próxima semana, passará a acontecer no Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat), localizado ao lado do Centro Comercial de Camaçari (CCC), na Rua Costa Pinto, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. "Dessa forma, vamos conseguir atender aos dois públicos, respeitando as necessidades individuais de cada um", frisou Bella.
A Sehab destaca que a inscrição no cadastro do referido programa, não garante a concessão da unidade habitacional, ficando sujeita a disponibilidade, respeitando a ordem de classificação dentro da validade da seleção. A iniciativa acontece em conformidade com os ditames da Lei Federal n.° 14.620/2023, e da Portaria Ministério das Cidades (MCid) n.° 738/2024.
Vale lembrar que durante todo o período de inscrição a equipe da Sehab estará disponível para esclarecer dúvidas e oferecer suporte aos candidatos. Para tanto, a pasta disponibiliza, ainda, o número telefônico (71) 3454-2028, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.
O Edital de Chamamento 01/2024, referente às inscrições de beneficiários para o PMCMV, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) edição n.º 2441/2024, que consta a relação completa dos documentos necessários para o cadastro, dentre outras informações, pode ser conferido aqui.