Publicidade
Camaçarí / BA - 19 de Setembro de 2024
Publicado em 24/08/2024 21h27

Prefeito Elinaldo trata sobre resultados do Ideb 2023 e implementação do Sistema Próprio de Educação durante reunião

.
Por: Visão Diária

Com a proposta de partilhar os resultados alcançados pela Rede Pública Municipal de Ensino, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, a Secretaria da Educação (Seduc), apresentou, nesta quinta-feira (22/8), ao prefeito Elinaldo Araújo a performance de aprendizagem dos estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, destacando as escolas que se sobressaíram à gestão financeira e ao impacto das paralisações dos professores nas avaliações dos indicadores.
 
O Ideb é um índice que combina o desempenho dos estudantes em avaliações externas de larga escala em Língua Portuguesa e Matemática, com dados de fluxo escolar. Camaçari obteve a nota 5,1 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e 4,0 nos anos finais do Ensino Fundamental, registrando 0,2 pontos abaixo da média da Bahia e de Salvador. Já a nota do Ensino Médio em Camaçari, sob a gestão do Governo do Estado, foi de 3,3 pontos.
 
Atento à apresentação, o chefe do Executivo destacou os esforços da administração para o desenvolvimento da educação no município. "Estamos numa crescente e numa constante melhoria do nosso sistema. O resultado de 2023 é um reflexo de como as paralisações influenciam no avanço da educação. Mas isso nos deixa ainda mais motivados a ir para o próximo nível e superar os resultados do índice", destacou Elinaldo.
 
Durante o encontro, também foi apresentado o Sistema Próprio de Ensino (SPE), instituído no município, que resultou na construção de 40 Cadernos Pedagógicos, seis volumes do Referencial Curricular Municipal, oito Diários de Classe, 15 vídeos pedagógicos e uma plataforma de avaliação. A estruturação do SPE é um projeto promovido pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Seduc, em parceria técnica com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), com apoio do CAF – Banco de Desenvolvimento para a América Latina e Caribe.
 
Na oportunidade, o prefeito, ainda, acrescentou que, "nada melhor que demonstrar e comprovar na prática o trabalho realizado pela nossa gestão do que a implementação do SPE, que está sensacional, pronto e presente em todas as escolas da rede", ressaltou.
 
A secretária da Educação, Neurilene Martins, apresentou os elementos que norteiam os dados do Ideb e do SPE. "Estamos em um momento crucial de reflexão sobre os nossos resultados no índice de 2023, que, embora já esperados, devido aos desafios enfrentados, como o período de greve, revelam a necessidade de um esforço conjunto para superar os obstáculos e alcançar as metas que traçamos para a educação. Precisamos analisar profundamente o impacto do tempo pedagógico, do engajamento da rede e fortalecer o diálogo com todos os atores envolvidos, desde os conselhos municipais até as famílias, para garantir que o progresso, que já vínhamos alcançando, continue e se intensifique", avaliou.
 
Na oportunidade, o presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Juipurema Sandes, fez uma análise do cenário. "Esse encontro é crucial, porque o Ideb nos oferece uma visão abrangente de como está o aprendizado das nossas crianças, indo além das etapas que fazem a prova. Ele reflete todo o processo educacional do primeiro ao nono ano, e nos alerta para questões que vão desde a evasão escolar até o impacto socioeconômico na aprendizagem. Em Camaçari, tivemos uma série histórica de crescimento, mas a recente queda nos desafia a refletir e agir. Precisamos entender as causas, como o impacto pós-pandemia e a fragilização do tempo escolar, para traçar um caminho de recuperação e melhoria contínua", avaliou.
 
O encontro contou, ainda, com a participação de professores, diretores, além de representantes dos conselhos de Alimentação Escolar (CMAE), e de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CASC-Fundeb). O vereador Jamesson Silva, presidente da Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal de Camaçari, também participou da reunião. 

Publicidade

Comente essa notícia