Publicidade
Camaçarí / BA - 19 de Setembro de 2024
Publicado em 24/08/2024 21h46

Sehab leva ação itinerante para Monte Gordo e inscreve população no PMCMV

.
Por: Visão Diária

Para garantir que os moradores de Camaçari tenham a mesma oportunidade de se inscrever no Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) do governo federal, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Habitação (Sehab), segue realizando o atendimento na modalidade itinerante, visando melhor atender a população que reside nas áreas mais distantes da sede do município. A localidade de Monte Gordo, na costa camaçariense, foi a segunda a ser contemplada com a prestação do serviço, que teve início na quinta-feira (22/8) e continua nesta sexta (23), com atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado na Rua Bom Jesus.
 
Segundo a Sehab, até o momento, mais de 4 mil pessoas já foram beneficiadas com a ação, somando os atendimentos que acontecem na Casa do Trabalho, para o público em geral; no Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat), destinados para pessoas com deficiência (PcD); bem como na modalidade itinerante, que, antes contemplou a população de Barra do Pojuca, nos dias 20 e 21 (terça e quarta).
 
De acordo com a subsecretária da pasta, Bella Batista, sobre o andamento dos trabalhos e a adesão da população ao processo de cadastramento, "tudo está fluindo bem e com tranquilidade, sem qualquer dificuldade. Temos observado que a população está nos recebendo de braços abertos em todos os lugares que chegamos, e sabemos que isso é reflexo do atendimento de excelência que estamos oferecendo, e do cuidado com que temos tratado cada um, que vem em busca de realizar um grande sonho", destacou.
 
Aproveitando o último dia de atendimento em Monte Gordo, Natalícia Brito, 46 anos, disse que seu maior sonho é receber, em sua própria casa, a visita de seu filho mais velho e de amigos. Morando há alguns anos com o irmão, na Rua do Ouro, a faxineira comentou esperançosa que, "um dia quero ter o prazer de abrir a porta da minha residência para receber as pessoas com toda liberdade". Sobre o atendimento, afirmou que, "está tudo bem rápido e tranquilo. Cheguei muito cedo, mas nem precisava, porque as senhas foram suficientes para todos".
 
Também moradora da localidade, mais precisamente da comunidade conhecida como Estrada Velha, Edneide Oliveira, 55 anos, disse que soube das inscrições em uma das visitas que fez ao Cras na semana passada. "Me disseram que ia ter. Então, cheguei aqui hoje certa que ia conseguir. Agora, já estou com minha inscrição nas mãos e vou embora feliz", pontuou, exibindo orgulhosa a ficha cadastral.
 
Também nesta sexta-feira, porém na Casa do Trabalho, onde o atendimento acontece desde o dia 12 de agosto, quando iniciaram as inscrições, Lícia de Lima, 37 anos, que aguardava ser chamada, comentou dizendo que espera ansiosa o dia que vai conseguir sair do aluguel. Ela, que é empregada doméstica e vive sozinha em um imóvel alugado no bairro Verdes Horizontes, afirmou que, "meu sonho sempre foi comprar um terreno e fazer minha casinha, mas nunca tive condições financeiras. Então, vim aproveitar essa oportunidade, com fé de que tudo vai dar certo".
 
De acordo com o cronograma da pasta, as próximas localidades da costa do município que recebem atendimento na modalidade itinerante serão: Barra do Jacuípe, nos dias 26 e 27 (segunda e terça), onde os serviços acontecerão na Escola Municipal Darcy Ribeiro, situada na Rua das Flores; e Arembepe, onde a população deverá se dirigir à Estação Cidadania - Esporte (CIE), na Rua Djalma Dutra, no Loteamento Fonte das Águas.
 
Vale destacar que a inscrição no cadastro do referido programa, não garante a concessão da unidade habitacional, ficando sujeita a disponibilidade, respeitando a ordem de classificação dentro da validade da seleção. A iniciativa acontece em conformidade com a Lei Federal n.° 14.620/2023, e a Portaria Ministério das Cidades (MCid) n.° 738/2024.
 
Com duração de três meses, a iniciativa, que visa proporcionar moradia digna a famílias de baixa renda, será realizada até 12 de novembro. Durante todo o período de inscrição a equipe da pasta estará disponível para esclarecer dúvidas e oferecer suporte aos candidatos. Para outras informações, os interessados podem entrar em contato com a Sehab pelo telefone (71) 3454-2028, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.
 
A íntegra do Edital de Chamamento 01/2024, referente às inscrições para o PMCMV, que consta a relação de documentos necessários para efetivar o cadastro, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) edição n.º 2441/2024, pode ser conferida aqui.

Foto: Tiago Pacheco

Publicidade

Comente essa notícia