O cruzamento entre as avenidas Concêntrica e Rio Camaçari – importante ponto de ligação na sede do município – receberá um novo conjunto semafórico inteligente. A instalação do equipamento, realizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), teve início na semana passada e faz parte das 15 novas sinaleiras planejadas para operar em diferentes áreas da cidade.
O diretor-superintendente da STT, Alfredo Castro, destacou que, "com o aumento do poder aquisitivo das pessoas, automaticamente cresce o volume de circulação de carros nas cidades. Então, essas idas e vindas, principalmente de pedestres, precisam ser disciplinadas. E para acompanhar esse movimento de veículos entra a questão da instalação de sinaleiras nas vias. Hoje, a situação, a nível mundial, é dar prioridade a quem anda a pé, que, em decorrência do grande fluxo, às vezes não tem vez de atravessar. Deste modo, a sinaleira faz com que o transeunte tenha condições de fazer a travessia nos locais de grande cruzamento".
Até o momento, as novas sinaleiras estão operando em locais, como o entorno do Centro Administrativo, nas proximidades da Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), da Justiça do Trabalho, do Grau Técnico e em frente à sede da prefeitura; no encontro da Rua Francisco Drumond com a Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães; no cruzamento das ruas Costa Pinto e Adelina de Sá; e na intersecção das avenidas 28 de Setembro (antiga Radial A) e Concêntrica.
Os conjuntos semafóricos inteligentes já foram instalados também nas proximidades da Praça Abrantes, localizada na Rua Duque de Caxias; na Avenida Eixo Urbano Central, após a passarela; na Rua do Alecrim, no cruzamento com a Avenida Eixo Urbano Central; no encontro das ruas da Bandeira e Adelina de Sá; na interseção das avenidas Doutor Manoel Mercês (antiga Radial B) e Concêntrica; na Estação Rodoviária, nos cruzamentos da Rua Delegado Clayton Leão Chaves com as avenidas Padre Paulo Maria Tonucci e Deputado Luís Eduardo Magalhães; e na junção da Avenida Sul com a Rua Dom Avelar.
De forma integrada, os conjuntos semafóricos possuem câmeras de monitoramento, que permitem à STT o acompanhamento do trânsito em tempo real, ajustando automaticamente a operação dos sinais luminosos conforme a necessidade, como, por exemplo, em vias com alto volume de veículos.
Conforme a STT, a modernização do sistema de monitoramento do trânsito aumenta, ainda, a eficiência e a capacidade de resposta do sistema de sinalização, detectando situações que exigem ação imediata para otimizar o fluxo de veículos.