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Camaçarí / BA - 23 de Novembro de 2024
Publicado em 11/09/2024 09h29

Alfabetização bilíngue na educação infantil: educadores explicam importância e diferenciais

Diretoras e coordenadoras das unidades da Gurilândia Schools também esclarecem como ocorre o processo, quais são o modelo e a abordagem utilizados e os principais desafios
Por: Assessoria de comunicação

O processo de alfabetização bilíngue envolve a aprendizagem dos sons das letras e sua correspondência com grafias em dois idiomas. As crianças aprendem a reconhecer padrões fonéticos das línguas envolvidas, desenvolvendo consciência fonológica, o que lhes permite decodificar e pronunciar palavras com precisão. Ademais, a alfabetização bilíngue enfatiza a conexão entre sons e símbolos, ajudando o público infantil a transferir habilidades de leitura e escrita de um idioma para o outro, enquanto reforça a compreensão e o uso correto das regras fonéticas.

A neurociência demonstra que a alfabetização bilíngue na educação infantil promove maior plasticidade cerebral, fortalecendo as conexões neurais associadas à memória, à atenção e à resolução de problemas.

"Ao aprender dois idiomas, paralelamente, as crianças ativam áreas específicas do cérebro, o que facilita a aquisição de novos conhecimentos e melhora habilidades cognitivas gerais, como multitarefa e adaptação a novos contextos. Isso resulta em um desenvolvimento cognitivo mais equilibrado e em uma maior capacidade de aprendizagem ao longo da vida", explicou Denise Rocha, diretora da Gurilândia Federação.

Nesse sentido, são vários os benefícios oferecidos, os quais vão além do aprendizado de dois idiomas, pois as crianças desenvolvem uma consciência fonológica mais ampla, já que precisam distinguir sons e estruturas diferentes. Isso fortalece suas habilidades metalinguísticas, facilitando a transferência de conhecimentos.

 

A alfabetização bilíngue também estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a memória e a atenção seletiva. Além disso, contribui para o desenvolvimento e a flexibilidade da compreensão e produção textuais, uma vez que há estímulo ao aprendizado na adaptação de pensamentos e expressões a contextos culturais e linguísticos diversos e distintos.

O modelo adotado nas unidades da Gurilândia Schools é o de alfabetização simultânea, no qual os estudantes são expostos ao português e ao inglês de forma integrada desde a educação infantil. Esse processo inicial prepara o alunado para a alfabetização formal, que se concretiza no 1º ano do ensino fundamental I em relação à língua materna e no 2º ano para a segunda língua.

A principal diferença entre a alfabetização simultânea e a sequencial é a abordagem do tempo de exposição às línguas. No primeiro modelo, tanto inglês como português são ensinados simultaneamente desde cedo, permitindo que a criança internalize estruturas de ambas as línguas ao longo do processo, com a formalização ocorrendo nos anos seguintes. Já no segundo modelo, é ensinado primeiro a ler e escrever em uma língua, que geralmente é a materna, antes de ser introduzida a alfabetização na língua estrangeira.

Em relação à abordagem, utiliza-se nas unidades da Gurilândia Schools a educação bilíngue de duas vias ou imersão parcial. Ela equilibra o ensino de dois idiomas, dividindo o dia entre duas línguas.

"Ambas as línguas são usadas como meio de instrução para todas as disciplinas. Desde os 2 anos de idade, os nossos alunos têm aulas nos dois idiomas, português e inglês, com a carga horária diária dividida em 50% para cada uma", afirmou Liliana Latorre Miranda, coordenadora do currículo do ensino fundamental I da Gurilândia Federação.

 

 

Pioneirismo

Desde a fundação da sua primeira unidade, a Gurilândia Schools, há mais de 60 anos, é referência em educação infantil e uma das pioneiras na alfabetização bilíngue na Bahia.

"Todos os nossos alunos aprendem dois idiomas desde o grupo 1 da educação infantil até o último ano do ensino médio. O currículo é estruturado de forma complementar e não repetitiva, a partir de uma temática comum. E para sua organização, usamos a abordagem pedagógica do International Baccalaureate (IB), representado pelo Programa de Anos Primários (PYP), em que os temas transdisciplinares são trabalhados em uma proposta investigativa e colaborativa, tanto em inglês quanto em português", ressaltou Bianca Begrow, diretora da Gurilândia Pituba.

"Em nossas escolas preparamos nossos estudantes para que consigam adquirir e perpassar confiança ao se deparar em múltiplos contextos linguísticos e culturais, o que enriquece tanto o aprendizado acadêmico quanto o crescimento pessoal", complementou Lívia Barreto, coordenadora dos currículos da educação infantil e do ensino fundamental I da Gurilândia Pituba.

 

Vencendo desafios

Entre os principais desafios do processo de alfabetização bilíngue, estão a necessidade de um ambiente rico em ambas as línguas, o que requer materiais adequados, professores bem preparados e apoio contínuo tanto das escolas quanto das famílias. Além disso, é crucial monitorar o progresso individual dos alunos para ajustar as estratégias de ensino de acordo com cada necessidade, garantindo que todos acompanhem o processo de aprendizagem no seu próprio ritmo.

Portanto, o apoio familiar é essencial para o sucesso da alfabetização bilíngue. As famílias podem e devem dar suporte para esse processo ao criar um ambiente estimulante em suas residências, em que ambas as línguas sejam valorizadas. Isso inclui ler livros, escutar músicas, assistir filmes e promover diálogos nas duas línguas. Por fim, é importante frisar que pais e responsáveis devem manter uma comunicação periódica e transparente com os docentes, seguindo as orientações pedagógicas.

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