A equipe da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Habitação (Sehab), foi recebida pela comunidade de Machadinho nesta segunda-feira (23/9), para mais uma ação itinerante de cadastro no Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), do governo federal. Somente no período da manhã, cerca de 200 pessoas efetivaram a inscrição. O atendimento aconteceu na Escola Municipal Santo Antônio, localizada na Rua da Praça.
A iniciativa itinerante visa oportunizar o cadastro das pessoas que vivem mais distantes da região central da sede do município. A subsecretária da Sehab, Bella Batista, acompanhou o atendimento e falou sobre as ações previstas para os próximos dias, quando outras localidades serão visitadas. "Esta semana vamos passar por quatro lugares diferentes. Então, é importante que as pessoas estejam munidas da documentação, se possível, com original e cópia, para já fazer a inscrição no momento que se apresentar", destacou a gestora, ao informar que, "até o momento, passamos das 12 mil inscrições, e mais de 12 mil agendamentos. Sendo que em torno de 10% são de pessoas com deficiência [PcD]".
Com o comprovante de inscrição em mãos, Rebeca da Silva Lima, 31 anos, falou sobre a facilidade de realizar o procedimento. "Foi muito tranquilo. Me atenderam super bem, não precisei dormir na fila, nem chegar muito cedo. Cheguei no horário, peguei a fichinha, troquei, fui atendida, e, agora, está tudo certo", afirmou a manicure, ao destacar que quando ficou sabendo das inscrições, também teve a informação de que a pasta estaria na localidade. Desta forma, aguardou o dia para ser atendida com mais comodidade.
O conforto e a tranquilidade do atendimento itinerante também foram evidenciados pela trabalhadora doméstica, Eva Cristina dos Santos de Souza, 42 anos. "Foi ótimo! Moro um pouquinho distante da Escola Santo Antônio. Mas, ainda assim, foi melhor do que ter que me deslocar pra sede. Assim que cheguei, fui logo atendida. Foi fácil e rápido", pontuou.
O cadastro Itinerante do PMCMV seguirá na terça (24), na Unidade de Saúde da Família (USF) Parque das Mangabas, situada à Rua Getúlio Vargas; na quinta (26), o cadastramento retorna para Barra do Pojuca, excepcionalmente para quem já está agendado e acontecerá no mercado municipal, que fica na Rua Filogônio Gomes de Oliveira; e para finalizar, na sexta (27), os atendimentos serão na Associação Vila Verde, no Loteamento Vila Verde, em Cajazeiras de Abrantes. O horário de atendimento é sempre das 9h às 16h.
A Sehab destaca, ainda, que a inscrição no cadastro do referido programa, não garante a concessão da unidade habitacional, ficando sujeita a disponibilidade, respeitando a ordem de classificação dentro da validade da seleção. A iniciativa acontece em conformidade com a Lei Federal n.° 14.620/2023, e Portaria do Ministério das Cidades (MCid) n.° 738/2024.
Com duração de três meses, a iniciativa, que teve início dia 12 de agosto, será realizada até 12 de novembro. Para isso, a Sehab disponibiliza posto de atendimento fixo na Casa do Trabalho, que fica na Rua Vera Lúcia Pestana Frois (antiga do Migrante), no Centro; além de um ponto de atendimento dedicado especialmente ao público PcD, no Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat), localizado na Rua Costa Pinto, no Centro.
Durante todo o período de inscrição a equipe da pasta estará disponível para esclarecer dúvidas e oferecer suporte aos candidatos. Para outras informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (71) 3454-2028, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Para efetivar a inscrição, o programa possui requisitos obrigatórios aos quais está condicionada a elegibilidade do interessado, além da necessidade apresentar, no ato do cadastramento, original e cópia de uma série de documentos, que estão relacionados no Edital de Chamamento 01/2024, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) edição n.º 2441/2024, que pode ser conferido aqui.
Foto: Jean Victor