O novo Ponto Ecológico de Entrega Voluntária (EcoPEV) da rotatória do bairro Mangueiral, localizado próximo a Avenida Rio Bandeira, está disponível para o uso da população. Nesta quarta-feira (25/9), o equipamento foi entregue à comunidade pelo prefeito Elinaldo Araújo. Essa é a sexta estrutura montada pela administração municipal com a perspectiva de evitar os descartes de insumos e resíduos de maneira irregular, assim como prevenir a proliferação de doenças.
Poder ver mais um projeto consolidado "arrancou" aplausos do prefeito Elinaldo Araújo, que dividiu a sensação com os presentes. "A entrega de mais um EcoPEV reflete nosso compromisso tanto com o cuidado com o meio ambiente quanto com a saúde pública. Com esse equipamento, estamos dando mais um passo importante para evitar o descarte irregular de resíduos e prevenir problemas de saúde, que podem afetar diretamente nossa população. Queremos uma cidade cada vez mais limpa, organizada e consciente, onde todos possam fazer a sua parte", ressaltou o gestor, que estava acompanhado da primeira-dama do município, Ivana Paula.
A Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp) é a pasta responsável pela administração dos EcoPEVs instalados no município, A titular, Arlene Rocha, afirma que esse momento de entrega "é de grande valia e uma felicidade enorme, não só para os moradores da região, mas para todos que vivem ali. Esse EcoPEV foi um pedido de populares, que sempre buscaram uma solução junto ao poder público. E, hoje, entregamos um dos maiores pontos de descarte da gestão, para atender à demanda e evitar o descarte irregular. Isso mostra o quanto o governo e o prefeito Elinaldo estão preocupados com a saúde pública e com os munícipes. É muito gratificante ver mais esse compromisso se concretizando", compartilhou.
O EcoPEV conta com contêineres para resíduos sólidos e recipientes para materiais recicláveis, como vidro, papel, metal e plástico. Cada pessoa pode descartar gratuitamente até 2 metros cúbicos (m³)/dia, o equivalente a dez carrinhos de mão convencionais de obra. No local, podem ser descartados restos de poda e roçagem; além de equipamentos domésticos e móveis, a exemplo de sofá, cadeira, geladeira, armário, cama, dentre outros. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Além do Mangueiral, a sede do município dispõe de EcoPEV nos seguintes locais: na Primeira Travessa Rosário, próximo à sede da Banda Municipal de Camaçari (Bamuca), no bairro Natal; na Rua Abaré, na Gleba C; na Rua Padre Paulo Maria Tonucci, no Nova Vitória, ao lado do Terminal Rodoviário de Camaçari, e na Avenida Industrial Urbana, no Ponto Certo. Na costa, o equipamento pode ser encontrado em Arembepe, localizado ao lado da Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza.
Foto: Josué Silva/Jean Victor