Camaçarí / BA - 18 de Outubro de 2024
Publicado em 29/09/2024 13h12

Justiça Eleitoral solicita suspensão de show de Igor Kannário em Feira de Santana

Procuradoria Geral do Estado da Bahia entrou com pedido de revogação da liminar, argumentando que o evento cultural não tem relação com o período eleitoral
Por: Aratu online

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) entrou com um pedido de revogação de uma liminar da Justiça Eleitoral que suspende parte da programação do Circuito Cultural Feira Encena, evento promovido pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), em Feira de Santana.

A decisão judicial foi recebida na manhã deste sábado (28/9), e afeta diretamente o show do cantor Igor Kannario, previsto para acontecer na Avenida Iguatemi. O artista, conhecido por seu diálogo com a cultura periférica, foi o alvo principal da suspensão.

O Circuito Cultural Feira Encena  foi criado a partir de uma demanda das fazedoras e fazedores culturais da cidade, reconhecida como um importante polo de desenvolvimento criativo da Bahia. O evento teve início na sexta-feira (27/9), e segue com uma programação diversa até o domingo (29/9), contemplando apresentações em escolas, praças e no Centro de Cultura Amélio Amorim.

O secretário de Cultura, Bruno Monteiro, lamentou a interrupção e destacou o compromisso do Governo da Bahia com a democratização da cultura no estado. “Queremos acreditar que a justiça acatará nossa ação garantindo, dentro do Estado Democrático, o direito à livre expressão, às apresentações artísticas e, principalmente, o direito do povo de fruir e participar de relevante ação pra Cultura de Feira de Santana”, afirmou.

VEJA NOTA NA ÍNTEGRA 

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE Bahia) ingressou com um pedido de revogação de decisão liminar da justiça eleitoral, que cancela a programação do Circuito Cultural Feira Encena. A ação que faz parte da política de territorialização da cultura da Secretaria de Cultura da Bahia é uma demanda de fazedoras e fazedores culturais de Feira de Santana, polo de desenvolvimento criativo da Bahia, e vem sendo realizada desde ontem (27) até domingo uma programação intensa e diversa, que dialoga com a ação a do Governo do Estado com a democratização e territorialização da cultura.

A Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa) foi supreendida na manhã deste sábado (28) com uma decisão liminar da justiça suspendendo o show de Igor Kannario que está na programação do Circuito Cultural Feira Encena para ser realizado na tarde deste sábado na Avenida Iguatemi. Um artista que dialoga com a cultura popular, especialmente com a cultura periférica.

A PGE Bahia está ingressando com uma ação na justiça para revogar a liminar, uma vez que o Feira Encena é mais um ato do Governo da Bahia para promover a territorialização da Cultura, política, que vem sendo executada desde o início do mandato, independente do período eleitoral. “Queremos acreditar que a justiça acatará nossa ação garantindo, dentro do Estado Democrático, o direito à livre expressão, às apresentações artísticas e, principalmente, o direito do povo de fruir e participar de relevante ação pra Cultura de Feira de Santana” destacou o secretário de Cultura, Bruno Monteiro.

O Governo da Bahia realiza desde ontem (27.09) o Circuito Cultural Feira Encena, uma intensa programação com manifestações da cultura em Feira de Santana. Até domingo (29.09), grupos artísticos de diversas linguagens vão se apresentar em escolas, praças, ruas, distritos e no Centro de Cultura Amelio Amorim. O Feira Encena é uma das ações que o Governo da Bahia vem desenvolvendo para fomentar a Cultura em Feira de Santana, como por exemplo as festas pré-Micareta, o apoio ao Bando Anunciador, a Festa Literária de Feira de Santana. As ações visam potencializar a cidade Princesa do Sertão que é um polo do desenvolvimento da cultura baiana.

Publicidade

Comente essa notícia