Durante a 8ª Sessão Ordinária da Câmara de Camaçari, realizada na manhã desta terça-feira (08/10), foi lido e começou a tramitar o Projeto de Lei No 050/2024, que pretende instituir o Programa Municipal Universidade Para Todos - PROUNI Camaçari.
De autoria do vereador Júnior Borges (União), o PL destacou os objetivos e necessidades do programa. O vereador citou que o Brasil é um país de imensas riquezas e diversidade, mas também enfrenta desafios significativos no que diz respeito à educação de seus jovens. "As estatísticas revelam um cenário preocupante: cerca de 18% dos jovens de 14 a 29 anos no país não completaram o ensino médio. Além disso, em 2022, 5,6% das pessoas com 15 anos ou mais eram analfabetas, com desigualdades regionais e raciais evidentes", evidenciou.
Para ele, esses dados alarmantes destacam a necessidade urgente de incentivar e investir nos jovens para a educação continuada, visando um futuro mais promissor e equitativo. "Além disso, a falta de cursos de qualificação profissional e técnica representa um grande obstáculo para a inclusão dos jovens no mercado de trabalho. Entende-se necessária a instalação de um Instituto Federal de Educação para a qualificação e capacitação dos jovens daquela localidade que a partir daí terão uma gama aberta de novas oportunidades no mercado de trabalho", concluiu o parlamentar ao justificar a matéria.
Outro projeto de destaque que também começou a tramitar foi o PL Nº051/2024, apresentado pela vereadora Fafá de Senhorinho (União), que quer denominar de Anatanildes Pereira Bonfim o Centro Cultural de Barra de Pojuca, em Monte Gordo. O nome escolhido é em homenagem à cidadã camaçariense que deixou um importante legado com inúmeras participações em atividades culturais. Anatanildes Pereira Bonfim (Dona Nildes), foi fundadora do Grupo Cultural Espermacete, fundado em 1995, que tem o objetivo de realizar um trabalho de inclusão social através da arte e cultura na comunidade de Barra do Pojuca.
Já entre as indicações, os destaques foram para a Indicação Nº266/2024, da vereadora Professora Angélica (PP), que pede ao Executivo Municipal o recapeamento asfáltico da Rua Afrânio Peixoto, no bairro do Alto da Cruz. Como também foi aprovada a Indicação Nº267/2024 que solicita a construção de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, no distrito de Abrantes, essa de autoria do vereador Júnior Borges (União).