Publicidade
Camaçarí / BA - 21 de Novembro de 2024
Publicado em 18/10/2024 20h52

Corrida de rua reúne 1,5 mil pessoas em Salvador no combate ao câncer

Iniciativa do Yacht Clube da Bahia será realizada no dia 20, e conta com apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia, do canal Seio que Cuido e da Sociedade Brasileira de Urologia
Por: Visão Diária Ascom

Um mar rosa e azul de corredores e apoiadores da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul vai tomar conta das ruas da Barra e da Ondina para chamar a atenção sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer. A 3ª edição da Corrida de Rua Yacht acontecerá no próximo dia 20 de outubro, entre 6h45 e 8h30, com percursos de 5 e 10Km, entrando, pela primeira vez, na Avenida Milton Santos, antiga Adhemar de Barros. A corrida será encerrada com uma recepção com som ao vivo e um delicioso café da manhã.

"A ideia é incentivar a prática da atividade física, que beneficia, comprovadamente, a saúde das pessoas em todas as faixas etárias. No caso do câncer de mama, mais especificamente, a realização regular de exercícios físicos reduz em até 30% o risco de desenvolver a doença", afirma Carolina Argolo, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Bahia, também idealizadora do perfil Seio que Cuido, focado na divulgação de conteúdo sobre o câncer de mama.

Os esforços apoiados pelas associações envolvidas no projeto Outubro Rosa 2024, liderado pela Sociedade Brasileira de Mastologia, destacam a alimentação equilibrada como um cuidado fundamental para uma vida saudável. Também o exercício físico, diário e disciplinado, como mostram vários estudos científicos, é medida preventiva que contribui para reduzir a inflamação do organismo, mitigando a obesidade, as doenças cardiovasculares e também oncológicas. Segundo especialistas, no prognóstico do câncer de mama, a atividade física deve ser considerada, inclusive, como uma forma de otimizar o tratamento. De forma generalizada, o tempo de atividade física definida para mulheres com câncer de mama, por exemplo, equivale a cerca de 75 minutos, mínimo, por semana.

Publicidade

Comente essa notícia