Com uma estrutura moderna, a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Phocs foi inaugurada nesta sexta-feira (25/10). Com atendimento de urgência e emergência 24 horas, o equipamento, que integra o complexo de saúde dos bairros Nova Aliança (Phoc I), Renascer (Phoc II) e Tancredo Neve (Phoc III), é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde (MS), e agrega a rede de serviços pré-hospitalares fixos para o atendimento às urgências.
Após conferir os detalhes da nova UPA dos Phocs, o prefeito Elinaldo Araújo, declarou que o sentimento é de mais um dever cumprido com a população. “É com muita alegria que entregamos hoje essa nova unidade, que representa um avanço para a saúde pública de nossa cidade e um compromisso com o bem-estar da comunidade dos Phocs. Esta UPA, construída com recursos próprios, reforça nosso empenho em garantir atendimento de qualidade e humanizado para cada cidadão”, ressaltou o chefe do Executivo.
Instalado na Avenida Acajutiba, no Phoc I, o complexo contém mais três equipamentos, sendo eles o Centro de Atenção à Saúde da Criança (Casc), conhecido como “Upinha” ou UPA Pediátrica; a Policlínica Pediátrica; e a recém-entregue Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Aliança, na Travessa Teresina, localizada no Phoc II.
O titular da Secretaria da Saúde (Sesau), Luiz Duplat, afirmou que a inauguração da UPA é um marco para o sistema de saúde e reflete o esforço contínuo da gestão em fortalecer a rede de atenção de urgência e emergência do município. “Esta unidade, somada a outros serviços e equipamentos de saúde, da região dos Phocs, possibilitará atendimentos ágeis e especializados, inclusive em exames, odontologia e suporte social. Nosso objetivo é criar um ambiente de saúde mais acessível e eficiente para todos. Além da geração de 120 empregos”, compartilhou.
Satisfeita com a entrega, a coordenadora da UPA dos Phocs, Michele Barbosa, disse que a população terá um atendimento de qualidade. “A unidade foi projetada para acolher bem e fornecer atendimento humanizado, desde o primeiro contato, com serviços essenciais, até o atendimento em leitos para diferentes níveis de gravidade. É um privilégio fazer parte deste projeto e contribuir para que a população tenha o suporte necessário nas horas mais urgentes”, explicou.
Morador do Phoc III, Gilberto Reis Rosa, 66 anos, que se intitula como “vereador voluntário”, parabenizou a gestão municipal pela entrega do equipamento. “Estou muito alegre e quero congratular o prefeito Elinaldo por trazer a UPA para os Phocs. Aguardamos muito por essa unidade. Gostei do novo serviço de odontologia. Isso é um gesto de sensibilidade. A gestão está de parabéns”, elogiou.
Com a capacidade de realizar 7.500 atendimentos por mês, além dos serviços convencionais, a nova UPA dos Phocs construída com recursos próprios, cujo investimento é de aproximadamente R$ 8 milhões, oferta exames de raio-x, eletrocardiograma (ECG) e laboratório, bem como serviços de odontologia e assistência social.
A unidade é composta por dez leitos, dos quais dois na sala vermelha (risco altíssimo); sete na sala amarela (gravidade moderada); e um na sala de isolamento; além de sete poltronas na sala verde (menor urgência). Para bem acolher os usuários, o espaço ainda dispõe de salas de inalação, sutura, acolhimento, classificação de risco e de procedimentos.
Com uma equipe multiprofissional qualificada e adaptada às demandas, o quadro de profissionais que atuará na UPA diariamente será composto por três médicos, quatro enfermeiros, sete técnicos de enfermagem, farmacêutico, assistente social, nutricionista, dentistas, auxiliares de saúde bucal e técnico de laboratório.
Também estiveram presentes na inauguração da nova UPA dos Phocs, a presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Ionara Barreto; a ex-deputada federal, Dayane Pimentel; secretários municipais; representantes do Poder Legislativo; a primeira-dama do município, Ivana Paula; e a sociedade civil organizada.
Demais investimentos na região dos Phocs – A comunidade dos Phocs ainda conta na região com a USF do Phoc, conhecida popularmente como “USF do Caic”, por estar instalada ao lado da Escola Professora Ilda Leal Ulm da Silva – Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente (Caic), localizados na Avenida Luiz Gonzaga, no Phoc I. Em 2021, ambos os equipamentos de saúde e de educação passaram por obras de requalificação.
Outra USF presente na região dos Phocs está instalada na Rua Potiraguá, no Phoc III. Ao lado da unidade, uma nova praça para o lazer da população foi construída e entregue à comunidade em 2023, composta por elementos recreativos como quadra poliesportiva e espaço de convivência. As unidades de saúde funcionam das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Os munícipes ainda têm à disposição o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), situado na Rua das Begônias, no Phoc I. A unidade oferece atendimento 24 horas, todos os dias, inclusive nos feriados e fins de semana.