A ida a um mercado de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, não costuma ser monótona. No empreendimento, as maçãs, laranjas, uvas e tomates se transformam em personagens de desenhos animados, como Piu-piu e Frajola, Lilo e Stitch e Homem-Aranha.
O responsável por transformar os pontos de vendas, chamados de PDV, em painéis artísticos, é o repositor mato-grossense Warlen Júnior, de 26 anos. O jovem percebeu o talento ainda na adolescência, mas foi há cinco anos, quando se mudou para Luís Eduardo Magalhães com a esposa, que desenvolveu suas habilidades.
"Com 16 anos eu comecei a trabalhar como embalador e, com pouco tempo de experiência, virei repositor. Uma vez, uma gerente pediu que eu fizesse algo criativo com uns biscoitos e fiz uma espiral. Ela gostou e a partir daí surgiram as ideias", contou.
Desde então, Warlen já transformou diversos produtos em obras de arte: creme dental, bebidas, frutas e verduras.
Ele se inspira no artista uzbequistanês Husan Mirzahabibov, que tem quase 600 mil seguidores em uma rede social. O gringo usa cubos mágicos para criar painéis gigantes de celebridades, como os jogadores de futebol Cristiano Ronaldo e Mbappé.
Para Warlen criar os painéis, há uma baita preparação:
✍️ Após pensar no tema, ele desenha a imagem em uma folha de papel quadriculada;
📑 Depois é hora de calcular quantos produtos serão necessários para fazer o desenho. Essa etapa de planejamento pode levar até dois dias.