Inaugurado em agosto, o Ecoponto do bairro Dois de Julho já recebeu 115 quilos (kg) de resíduos recicláveis, resultados de coleta seletiva. Entre eles, materiais como vidro, papel, papelão, plástico e metais. A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Camaçari, através da Empresa de Limpeza Pública (Limpec), reafirma o compromisso com a sustentabilidade e a gestão de resíduos sólidos no município.
Localizado na Rua Pascoal, o Ecoponto integra dois ambientes, sendo eles a Praça Joviniano Bispo de Oliveira e a Escola Municipal Luís Pereira Costa, em uma estratégia que busca não apenas expandir o descarte correto de materiais recicláveis, mas também incentivar a educação ambiental nas escolas.
O equipamento oferece à comunidade escolar e aos moradores do bairro uma estrutura adequada para o descarte consciente, além de promover a consciência voltada para a importância da reciclagem e da preservação ambiental.
De acordo com a Limpec, a proposta é facilitar o acesso da população a pontos de descarte e ampliar o impacto positivo no aterro sanitário do município, preservando o meio ambiente e reduzindo a quantidade de resíduos enviados ao local.
O Ecoponto do bairro Dois de Julho é o terceiro instalado na cidade e representa um avanço significativo nas políticas públicas de coleta seletiva e descarte sustentável. Os outros dois estão no Boulevard Shopping Camaçari, e na sede da Limpec, localizada na rua de acesso à empresa, no bairro Parque Nascente do Rio Capivara. Os equipamentos recebem resíduos como plástico, isopor, metal, eletrônicos, papel e papelão, e funcionam 24 horas por dia.