O 3º Fórum de Jovens da Rede de Reservas da Biosfera da Iberoamérica, Caribe, Espanha e Portugal (IberoMaB) chegou ao fim na última quinta-feira, 7 de novembro, em uma cerimônia de encerramento no Espaço Baleia Jubarte, em Praia do Forte, Mata de São João. O evento, que contou com a participação de representantes de 25 países, foi um marco na integração de jovens comprometidos com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
Realizado de 2 a 7 de novembro, o fórum contou com uma programação variada que incluiu a abertura em Costa do Sauipe, atividades práticas no Ecoparque da Mata em Massarandupió, visitas técnicas aos postos avançados em Mata de São João e, no dia 6, uma importante agenda no Tivoli Ecoresort, em Praia do Forte. Durante esta última sessão, foi realizada a eleição para a gestão da rede IberoMaB Jovens, e o Brasil foi escolhido como coordenador para os próximos anos. A eleição foi decidida de forma democrática pelos representantes dos países participantes, consolidando o protagonismo brasileiro no cenário ambiental da juventude internacional.
A assinatura da "Declaração de Compromissos Juventude IberoMaB" também foi um ponto alto do evento. Construída pelos jovens ao longo do fórum, a declaração estabelece diretrizes para ações e compromissos até 2030, reafirmando o papel das novas gerações na proteção das reservas da biosfera e na promoção de práticas sustentáveis.
A cerimônia de encerramento contou com uma mesa composta por Ana Caroline Alves, da Secretaria de Turismo (SETUR) e jovem representante do Núcleo da Bahia; Adriana Castro, coordenadora do Centro de Referência da Biosfera Mata Atlântica da Bahia (CERBMA-BA); Rita Mesquita, secretária nacional de Biodiversidade do Governo Federal; Rodrigo Araujo, coordenador de projetos da UNESCO; Gabriela Gehlen, eleita representante brasileira na coordenação da Rede IberoMaB; e Tiago Porto, representante da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA).
Em discurso emocionado, Ana Caroline Alves destacou o papel transformador da juventude na defesa da biodiversidade e na construção de um futuro mais sustentável. "Hoje, assumimos a responsabilidade de proteger não só a nossa natureza, mas também de inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo", afirmou Ana Caroline.
O fórum reafirmou o papel fundamental dos jovens na governança ambiental, mostrando que a juventude está preparada para liderar ações de conservação e desenvolver iniciativas para a proteção da biodiversidade. Com o Brasil à frente da coordenação da rede IberoMaB Jovens, o país reforça seu compromisso com a sustentabilidade e com a promoção de políticas ambientais em âmbito global.