Projetos apresentados por estudantes de três colégios estaduais baianos alcançaram as primeiras colocações no Encuentro Internacional de Ciencias y Tecnología Estudiantil Fenosista (EICYTEF 2024), que aconteceu ao longo dessa semana, no Panamá. O Centro Juvenil de Vitória da Conquista, com o projeto "Podcast na Educação: a Biologia presente no Universo Geek" na categoria Ciências Biológicas. Já na categoria Ciências Sociais venceu o primeiro lugar o Colégio Estadual Nilde Maria Monteiro Xavier, do município de Palmeiras, com o projeto "D'eco e Eco Velas Aromáticas de Óleo de Cozinha Reciclado". O trabalho dos estudantes da Chapada também ficou com a segunda colocação geral do encontro científico.
Outro destaque foi o projeto "Black Lives Matter: estratégias de combate ao racismo", dos alunos do Colégio Estadual Carlos Valadares, do município de Santa Bárbara, que alcançou a terceira colocação na categoria Ciências Sociais. O EICYTEF 2024 teve início na quarta-feira e foi encerrado na sexta (dia), com participação de estudantes de diferentes países latino-americanos.
O projeto do Colégio Estadual Nilde Maria Monteiro Xavier, de Palmeiras teve a orientação do professor Jadson Souza e foi desenvolvido pelos estudantes Adriellen Santana, Gustavo Souza, Lucas de Almeida, Angelo de Sá Neto, Guto Gonçalves e Luna Kauane desenvolveram o projeto "D'eco e Eco Velas Aromáticas de Óleo de Cozinha Reciclado. Já o projeto do colégio de Vitória da Conquista explora conceitos biológicos presentes no universo afetivo dos adolescentes, como séries, filmes, jogos, entre outros. O trabalho foi realizado pelas estudantes Kênia Costa Andrade, Rebeca Reis e Stela, sob a orientação da professora de Biologia Karine Brandão.
A professora de Língua Inglesa Charlene Conceição de Jesus acompanhou os estudantes Ramon Santos da Silva e Vagner Santos Costa, do Colégio Estadual Carlos Valadares, de Santa Bárbara. O projeto desenvolvido por eles aborda o letramento racial e o colorismo, a partir das aulas de Língua Inglesa.
Sobre o encontro – O EICYTEF é uma organização formada por professores e alunos formados na Escola Pascual Venâncio Fenosa do Distrito de Chepo, Província do Panamá, República do Panamá e que tem como objetivo fortalecer os laços de fraternidade entre estudantes latino-americanos, por meio da ciência e tecnologia educacional.