Funcionários da BYD Camaçari reunidos para palestra. Crédito: Divulgação/BYD
O respeito e a valorização da diversidade, relevantes em qualquer tempo, foram tratados com especial atenção entre os funcionários da BYD Auto do Brasil, no complexo fabril de Camaçari, no mês da Consciência Negra. Em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a BYD promoveu uma palestra, nesta segunda-feira (18), abordando o cenário demográfico da Bahia e destacando a posição do estado como o que possui a maior proporção de pessoas pretas ou pardas. O percentual, tanto na capital como no panorama estadual, fica em torno de 80%.
A convidada para a palestra foi a supervisora de Disseminação de Informações do IBGE, Mariana Viveiros. Entre os aspectos destacados durante o evento, foi apresentada a série histórica mostrando que, entre 2010 e 2024, a Bahia registrou o maior crescimento de população preta em seu território, algo atrelado ao também crescente do número de pessoas que se declaram pretas ou pardas no estado.
Mariana destacou a relevância da iniciativa da BYD Camaçari ao promover esse momento de reflexão: “É uma iniciativa louvável e muito rara entre as empresas, que é trazer a discussão baseada em dados sobre as desigualdades por cor ou raça para os seus funcionários. Não é comum que, mesmo no mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, instituições e principalmente empresas privadas tenham essa preocupação de fazer uma discussão séria. O IBGE fica muito satisfeito de poder estar junto com a BYD nessa iniciativa, levando as informações e interagindo com as equipes da empresa”.
Mariana Viveiros, supervisora de Disseminação de Informações do IBGE. Crédito: Divulgação BYD
De acordo com o gerente sênior de Recursos Humanos da BYD Auto do Brasil, Rodrigo Rosseto, "foi um momento não só importante, mas necessário, para que todo nosso conjunto de colaboradores possa saber com mais profundidade como esse estado, que agora também é uma casa da BYD, tem a diversidade e identidade da população preta no seu DNA. A greentech pertence ao estado com a população mais preta e parda do país e temos que estar engajados com todas as questões que abordem a consciência racial".
Atualmente, mais de mil colaboradores, entre diretos e indiretos, atuam no complexo da BYD Auto do Brasil, em Camaçari. A primeira fase das obras está em andamento, com a construção de quase 30 novas instalações, que incluem galpões de produção, pista de testes e outras estruturas, totalizando uma área de aproximadamente 5 milhões de metros quadrados.
O investimento é de R$ 5,5 bilhões. A previsão é chegar a 150 mil veículos produzidos por ano, na primeira fase de implantação, podendo chegar a 300 mil veículos numa segunda etapa.
Sobre a BYD
Líder na comercialização de veículos elétricos no Brasil e consolidada na fabricação de tecnologia de energia solar, a BYD vem expandindo sua atuação no país, desde sua chegada em 2013. Compromissada em cuidar do planeta e investir na transição energética sem emissão de poluentes, a empresa possui em solo nacional fábricas de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos e de produção de módulos fotovoltaicos, ambas em Campinas (SP). Tem também no Polo Industrial de Manaus (AM), uma unidade dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. Além disso, importa empilhadeiras, paleteiras, rebocadores e caminhões para o Brasil, todos 100% elétricos. Em novembro de 2021, começou a comercialização de automóveis de passeio no país e já conta com diversos modelos e uma rede consolidada de concessionárias em operação. No ano passado deu início ao projeto para a construção do Complexo de Camaçari, na Bahia onde vai instalar a primeira fábrica de carros fora da Ásia. A companhia ainda é responsável por um projeto de SkyRail (monotrilho) na cidade de São Paulo (SP) (Linha 17 – Ouro do metrô). Em março de 2024, lançou uma solução completa de carregadores que trarão ainda mais conveniência aos usuários de automóveis eletrificados. Eleita pela revista americana Times como uma das 100 empresas mais influentes do mundo, a BYD integra o Pacto Global das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.
onde vai instalar a primeira fábrica de carros fora da Ásia. A companhia ainda é responsável por um projeto de SkyRail (monotrilho) na cidade de São Paulo (SP) (Linha 17 – Ouro do metrô). Em março de 2024, lançou uma solução completa de carregadores que trarão ainda mais conveniência aos usuários de automóveis eletrificados. Eleita pela revista americana Times como uma das 100 empresas mais influentes do mundo, a BYD integra o Pacto Global das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.