O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, unidade pública administrada pelo Einstein, promoverá, amanhã e sábado (22 e 23 de novembro), o curso Princípios Básicos do Tratamento de Fraturas. A iniciativa, que contará com a participação de cirurgiões do Brasil, da Colômbia e do Chile, será realizada em parceria com a Fundação AO, uma organização sem fins lucrativos sediada na Suíça e liderada por um grupo de cirurgiões especializados no tratamento de traumas e distúrbios do sistema musculoesquelético. As inscrições são realizadas no site www.aofnd.my.site.com.
Com 72 vagas abertas para médicos e demais profissionais da saúde que atuam na área de ortopedia, além da parte teórica, o curso terá 50 horas de treinamento prático, com demonstrações de técnicas avançadas realizadas em ossos de plástico, simulando patologias reais. O conteúdo programático também trará discussões de casos clínicos considerados graves, incluindo complicações e avaliações pós-operatórias, conceitos atuais no tratamento de lesões e as mais recentes metodologias de manejo operatório de fraturas.
As aulas serão liberadas previamente às atividades presenciais, de forma virtual, permitindo que os participantes se preparem para os exercícios práticos e as discussões teóricas realizadas presencialmente.
"Iniciativas como essa contribuem para a formação e aperfeiçoamento não só de médicos, mas de um conjunto de profissionais multidisciplinares, fazendo com que estejam mais preparados para lidar com os diferentes casos, em especial os mais complexos", afirma Roger Monteiro, diretor médico do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia.
*Roger Monteiro: diretor médico do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia – CRM: 44203 – RQE: 16204