Publicidade
Camaçarí / BA - 05 de Fevereiro de 2025
Publicado em 19/12/2024 16h57

Empresa de ônibus anuncia encerramento de operações em Dias d´Ávila

Ministério Público admite celebração de contratos emergenciais, mas cobra da Agerba licitação do transporte metropolitano
Por: Visão Diária

A menos de duas semanas para o fim do ano, os moradores de Dias d´Ávila não sabem se terão transporte para as cidades vizinhas a partir de 1º de janeiro do ano que vem. A Univale, empresa que reúne as concessionárias que operam as linhas metropolitanas do município vai encerrar a operação das mesmas no dia 31 de dezembro.

Segundo o gerente local da empresa mineira, que atua em vários estados brasileiros, apenas o transporte rodoviário e fretamento serão mantidos. A decisão foi comunicada em setembro à Agerba, agência estadual que regula o transporte intermunicipal, e foi motivada pelo desequilíbrio financeiro.

O executivo confirmou que 160 trabalhadores já se encontram em aviso prévio. Batista relembra que a situação vinha se agravando há anos e responsabiliza a Prefeitura pelo crescimento do transporte clandestino, os chamados ‘ligeirinhos’, principais reponsáveis pela queda no número de passageiros. “A Prefeitura não respondeu ao nosso pleito de fiscalização dos clandestinos”, diz o executivo.

Desde a pandemia, a empresa já havia suprimido as linhas que rodam para os distritos de Biribeira, Leandrinho e Nova Panema. Nesses locais, as opções disponíveis são os ligeirinhos ou transporte por aplicativo.

Ao todo, com a decisão anunciada pela empresa, 9 linhas deixarão de rodar a partir de Dias d´Ávila, incluindo Estação Águas Claras e Itapuã (Salvador), Camaçari, Mata de São João e Arembepe. Para Batista, a situação tende a piorar e a saída exige intervenção estatal. “O desafio é do poder público, se não fizer nada vai acabar de vez “, projeta.

Publicidade

Comente essa notícia