O primeiro voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos após a posse do presidente Donald Trump pousou, na noite desta sexta-feira, 24, em Manaus (AM). A aeronave, que tinha o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (MG) como destino final, aterrissou na capital amazonense por problemas técnicos, e o restante da viagem acabou sendo cancelado.
Segundo o Itamaraty, no total, 88 brasileiros estavam no avião. Este é o segundo voo com deportados a pousar no Brasil em 2025. O primeiro aconteceu no dia 10, ainda durante o governo do democrata Joe Biden, com 114 brasileiros a bordo.
Apesar da série de medidas anti-imigração implementadas por Trump desde sua posse, na última segunda-feira, 20, o Itamaraty aponta que o voo desta sexta não tem relação direta com a eleição do republicano. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores aponta que o voo integra um entendimento entre os governos brasileiro e estadunidense, firmado em 2017.
No acordo, é combinado que um brasileiro detido nos Estados Unidos, por razões imigratórias e sem ter mais como recorrer nos processos jurídicos envolvidos, tem direito ao voo de volta ao Brasil.
A viagem é organizada pelo governo norte-americano e, por parte do Brasil, a logística fica sob responsabilidade da Polícia Federal.