A Prefeitura de Camaçari avançou na ação emergencial de limpeza urbana do município. Encaminhados por meio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), a administração municipal levou 80 homens para trabalhar nas imediações dos condomínios Praia de Mutá e Praia da Penha, e no Residencial Lucaia, localizados no bairro Ponto Certo, onde foram realizados serviços de roçagem, capinação, varrição, retirada de terra e produção, além de pintura do meio-fio. O mutirão, que teve início sábado (1º), foi concluído nesta segunda-feira (3).
Para solicitar serviços semelhantes, basta que a população indique os pontos que necessitam da retirada através do Disk Limpeza Urbana, pelo número de WhatsApp (71) 99951-0191, ou ainda através do (71) 3622-7710, ambos de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os mesmos contatos devem ser utilizados para denunciar casos de descarte irregular de lixo e/ou entulho.
Restos de poda e roçagem, equipamentos domésticos e móveis velhos e sem uso, a exemplo de sofá, cadeira, geladeira, armário, cama, dentre outros, devem ser encaminhados gratuitamente para um dos Pontos Ecológicos de Entrega Voluntária (EcoPEV) do município, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. O espaço ainda tem contêineres para resíduos sólidos e recipientes para materiais recicláveis, como vidro, papel, metal e plástico.
Na sede, os EcoPEVs estão localizados na Avenida Rio Bandeira, no bairro Mangueiral; na Rua Bela Vista, próximo à sede da Banda Municipal de Camaçari (Bamuca), no bairro Natal; na Rua Abaré, na Gleba C; na Rua Padre Paulo Maria Tonucci, no Nova Vitória, ao lado do Terminal Rodoviário de Camaçari; e na Avenida Industrial Urbana, no Ponto Certo. Na orla, o equipamento fica na Rua Parati, em Arembepe, ao lado da Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza.
A coleta do lixo doméstico na sede permanece no turno da noite, e na orla pela manhã. Atualmente, o serviço passa por estudos para implementação de novos roteiros e aquisição de equipamentos. Em breve, serão informados os novos horários.
O mutirão de limpeza é medida que visa manter a cidade limpa, mais bonita e acolhedora. Na orla, já receberam a atividade as localidades de Arembepe, incluindo a região do Emissário Submarino da Cetrel; Barra do Jacuípe; Jauá; Monte Gordo; Itacimirim; Guarajuba; e Estrada da Cascalheira (BA-531). Na sede, o faxinaço já sacudiu o Centro Comercial de Camaçari (CCC), popularmente conhecido como "feira", além de bairros, como Parque das Mangabas, Phocs I e II, Mangueiral, Dois de Julho, Piaçaveira e Bela Vista.