
A qualificação contínua dos profissionais de saúde é um dos pilares para garantir um atendimento eficaz, seguro e humanizado à população. Neste sábado (19), a equipe de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Gleba A participou de mais uma capacitação promovida pela (ISIBA) – Instituto de Saúde, conduzida pela médica Dra. Isabela Sampaio.
O treinamento teve como foco principal as “Condutas Assistenciais nas Patologias Tempo-Dependentes”, abordando casos críticos como Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Sepse — situações onde cada segundo conta. A capacitação incluiu ainda simulações com manobras reais, possibilitando que os profissionais colocassem em prática, de forma segura, os protocolos de emergência e os fluxos assistenciais desde a triagem até o encaminhamento conforme o grau de gravidade.
Além de reforçar os conhecimentos técnicos, a atividade promoveu uma rica troca de experiências entre os profissionais, fortalecendo a atuação em equipe e a tomada de decisões sob pressão — elementos cruciais para salvar vidas em atendimentos de urgência e emergência.
Investimentos como esse reafirmam o compromisso da gestão municipal com a excelência nos serviços públicos de saúde, valorizando os profissionais e assegurando que a população receba cuidados cada vez mais qualificados. Capacitações regulares não apenas atualizam o conhecimento, mas também elevam a confiança e a capacidade de resposta dos profissionais frente às demandas do cotidiano nas unidades de pronto atendimento.
A educação continuada, portanto, não é apenas uma ferramenta de aperfeiçoamento: é uma estratégia vital para salvar vidas.