Publicidade
Camaçarí / BA - 28 de Abril de 2024
Publicado em 13/08/2022 17h51

2ª edição do Sesau no Seu Bairro movimentou Coqueiros de Arembepe neste sábado (13/8)

.
Por: Visão Diária

Levar os serviços ofertados pela Secretaria da Saúde (Sesau) para a população residente nos lugares mais distantes. Este é o objetivo do Sesau no Seu Bairro, que, neste sábado (13/8), realizou a 2ª edição do projeto e atendeu moradores das comunidades de Coqueiros de Arembepe, Pau Brasil, Piabas, Rancho Alegre, Couro Dantas e Açu da Capivara. De acordo com os organizadores da iniciativa, a expectativa é que, ao longo do dia, mais de 2 mil atendimentos sejam realizados.
 
Com uma megaestrutura montada na Praça de Coqueiros de Arembepe, na ocasião, foram oferecidos ao cidadão uma variada gama de serviços, a exemplo de consultas médicas e atendimentos de enfermagem; coleta de preventivos ginecológicos; testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); vacinação contra a Covid-19 e Influenza; distribuição de medicamentos; auriculoterapia; tratamentos por meio das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), além de orientações sobre como ter acesso aos benefícios ofertados pela Sesau.
 
A população contou ainda com orientação nutricional e acompanhamento do Auxílio Brasil; e aplicação da vacinação animal e cadastro para castração de cães e gatos por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Além disso tudo, no local, foi instalado um estande do Horto Medicinal, que serviu para orientar sobre plantas medicinais, fitoterapia e também ofertou degustação de chás de sabores variados.
 
Acompanhando mais uma vez a ação de perto, o secretário da Saúde, Elias Natan, falou do sucesso de público e do número de atendimentos que superou as expectativas na 1ª edição do projeto, realizada em 30/7, no bairro Jardim Limoeiro, quando foram realizados mais de dois mil atendimentos. "O Sesau no Seu Bairro, que é uma reedição do Sesau Mais Perto de Você, surgiu da necessidade de fazer uma ação que atue na prevenção, através das orientações de saúde que são dadas à comunidade, e na parte assistencial também às localidades descobertas e com número populacional mais expressivo".
 
Na oportunidade, ele anunciou que a Sesau tem atuado no município com diversas ações todos os fins de semana. "Nessa perspectiva, dia 20/8, em Vila de Abrantes, acontece mais uma edição do Sesau Fila Zero Itinerante, e dia 27/8, será a 3ª edição no Sesau no Seu Bairro em Massaranduba, que vai abranger a população residente no Sítio Verde, Areal, Verdes Horizontes 1 e 2, e região".
 
A coordenadora do Distrito Sanitário da Costa, Cláudia Paixão, falou da importância do projeto chegar à região. "Promover ações de promoção à saúde para quem mais precisa e reside em local de difícil acesso ou área remota, é a nossa missão ao executar esse projeto", destacou a enfermeira ao citar ainda que a necessidade de colocar em prática a iniciativa surgiu por conta da pandemia, que contribuiu para que as pessoas se afastassem das unidades de saúde e, por consequência, de cuidarem da saúde. Ela informou ainda, que para receber os atendimentos, as pessoas precisam levar documento de identificação e cartão do SUS.
 
O fato da ação acontecer em um dia de sábado foi ressaltado pelas pessoas que foram buscar atendimentos. Como foi o caso de Vandinéia Santana, 32 anos, dona de casa; da sua filha, Naila Martins, 14 anos, estudante; e o esposo, Florisvaldo Martins, 46 anos, caldeireiro. Moradores de Coqueiros de Arembepe, eles falaram que durante a semana, por conta das atividades, fica mais complicado conciliar os afazeres e ainda buscar atendimentos de saúde e que, dessa forma, acabam negligenciando um pouco. Mas hoje, chegaram cedo para poder aproveitar todos os serviços que estavam disponíveis e que precisavam.
 
Orientação sobre cuidados com a saúde bucal também faz parte do Sesau no seu Bairro.  Inclusive, o Odontomóvel da Sesau, veículo adaptado para realizar todo atendimento básico, continuará no local por mais 15 dias atendendo a população. Serão ofertados serviços de limpeza bucal, cirurgias simples, restauração, extração, aplicação de flúor, raspagem, dentre outros procedimentos de urgência odontológica.

Foto: Adeilson Carvalho

Publicidade

Comente essa notícia