O prefeito Elinaldo Araújo e a secretária da Educação, Neurilene Martins, se reuniram com diretores de creches comunitárias conveniadas na tarde desta segunda-feira (22/8), ocasião em que o chefe do Executivo anunciou o pagamento, em parcela única, do valor retroativo referente ao reajuste fixado pela União por cada aluno atendido pelas instituições. Além de sanar a pendência na atualização dos repasses, a administração pública também discutiu possibilidades de ampliação da parceria, visando o cumprimento das metas estabelecidas para a educação infantil no município.
O gestor municipal destacou a importância dessa relação, demonstrando interesse em fortalecê-la por meio de estratégias que potencializem a capacidade de atendimento das creches comunitárias. "Vamos verificar o que podemos fazer do ponto de vista jurídico e, sendo possível, contem com a gente. Temos demonstrado o nosso compromisso com a educação infantil, quando, por exemplo, destinamos para as creches conveniadas os mesmos kits e fardamentos que chegam às escolas municipais", citou.
A secretária Neurilene Martins referendou as palavras do prefeito. "É importantíssimo o trabalho que vocês fazem. Estamos diante de representantes das 13 creches com as quais temos convênio, e isso representa a oferta de educação infantil para cerca de duas mil crianças. Em breve, esse número vai ser ampliado, tanto através dos aditivos que fazemos com vocês, como em decorrência da inauguração das novas creches e pré-escolas que estão sendo construídas", destacou.
Para os diretores das creches conveniadas, a reunião foi bastante positiva. Edvaldo Barbosa é responsável pela Escola Comunitária do Parque Florestal e parabenizou a postura do governo municipal. "Esse coletivo confirma o comprometimento da atual gestão, através da Seduc, com o trabalho que a gente faz na educação infantil. Quem mais ganha com isso são as nossas crianças e a população de Camaçari", observou. Para Raquel Sobrinho, gestora da Creche Comunitária Nossa Senhora do Amparo, o pagamento do retroativo vai dar maior fôlego às instituições. "Esse é um momento de celebração para todas as escolas e creches comunitárias. Esse recurso vai ajudar todas as instituições, principalmente na infraestrutura e manutenção", afirmou.
O reajuste e o valor do retroativo destinado a cada creche comunitária leva em consideração fatores como o quantitativo de alunos atendidos e o regime deste atendimento, se em tempo integral ou por turno. Com o cumprimento da atualização, o repasse passa de cerca de R$ 575 mil para R$ 750 mil mensais. Já o retroativo é referente ao período que decorreu desde dezembro de 2021.
Foto: Tiago Pacheco