O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a corrida à Presidência com 44% das intenções de voto contra 32% de seu principal rival, o presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada na madrugada desta quarta-feira (31/8). A diferença de 12 pontos entre os dois principais candidatos é a mesma das pesquisas anteriores, de 3 e 17 de agosto.
O levantamento de intenção de voto no primeiro turno reflete uma enorme estabilidade. Esta é a primeira rodada da pesquisa Genial/Quaest realizada depois das entrevistas dos candidatos ao Jornal Nacional, o início da propaganda de rádio e TV e do pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600 para mais de 20 milhões de famílias.
A estabilidade acontece apesar da melhora da avaliação do governo, que nesta rodada atinge 30% dos eleitores atribuindo conceitos positivos (ótimo/bom) ao trabalho do mandatário. Por outro lado, a desaprovação, medida por notas ruim/péssimo, atinge seu menor patamar na série da pesquisa Genial/Quaest: 40% dos eleitores.
Já Ciro Gomes, do PDT, oscilou positivamente, voltando ao patamar de 8% dos votos no primeiro turno. Simone Tebet, do MDB, manteve-se estável, com 3%. Outros candidatos somam 2% das intenções de voto. Os indecisos atingem 6% e os eleitores que pretendem votar em branco, anular o voto ou não comparecer às urnas somam 5%.
A pesquisa foi concluída no último domingo (28/8). Portanto, não captura eventual movimentação na intenção de voto dos candidatos em decorrência do primeiro debate presidencial, realizado na Band em parceria com a TV Cultura, UOL e Folha de S.Paulo.